Evento no hotel Selina, na Lapa, será gratuito e terá oficinas, palestras e muita arte

No próximo dia 03 de agosto o Largo da Lapa receberá a primeira edição da feira Mescla, com a presença de criadores independentes e também de artistas refugiados e imigrantes, que terão oportunidade de ministrar oficinas, palestras e de se apresentar artisticamente. A feira também irá unir expositores de produtos artesanais e sustentáveis na área de moda, acessórios e cosméticos, além de objetos de decoração.

O evento é gratuito e vai ocorrer no Hotel Selina, na Lapa. Segundo os organizadores, a proposta da Mescla não é ser apenas uma feira sustentável, mas um local de performance plural, apresentando ao público uma mistura de múltiplas culturas, em um único ambiente.

Mariama Bah, refugiada da Gâmbia que mora no Rio, vai contar a sua história.

A primeira edição da feira Mescla terá a presença de uma refugiada da Gâmbia, Mariama Bah, que vai contar sobre a sua trajetória, os desafios de chegar até o Brasil e abordará sobre o casamento infantil. O evento também vai promover uma oficina de caligrafia árabe ministrada pelo marroquino Mohammed El Jazouli. Haverá ainda uma apresentação musical com a cantora da Venezuela Julieta Hernández, que estará tocando um instrumento venezuelano chamado “cuatro”, que em 2013 foi declarado patrimônio cultural de seu país de origem.

Além dessas atrações, o imigrante congolês Thezis irá percorrer todo o Hotel fazendo uma performance chamada SAPE (Sociedade de Ambientadores e de Pessoas Elegantes), com música, dança e vestimenta específica, em um estilo próprio caracterizado pela exuberância. Essa performance é um movimento cultural que se popularizou no Congo a partir dos anos 1960, no qual a roupa é parte da construção de um conjunto de significados e a elegância deve se refletir tanto na aparência quanto na forma de ser e de agir.

“A Lapa é um bairro multicultural, plural e acolhedor, e a ideia do evento é trazer um pouco dessa mistura, diversidade e expressões artísticas, daí o nome Mescla, ressalta Carla Sobrosa, idealizadora do evento.

Carla conta que o Hotel Selina foi escolhido para sediar essa feira, pois está alinhado ao conceito “mescla”, sendo um local alternativo, que inspira a criatividade e que estimula esse olhar multicultural. “O hotel possui diversos ambientes maravilhosos que serão explorados durante a feira, inclusive haverá uma oficina de gastronomia que será realizada na própria cozinha do hotel”, revela Carla.

A feira ainda abrigará mais de 15 expositores de produtos sustentáveis, entre eles a Amada Madeira, que faz biojoias e objetos de decoração com madeiras nobres reaproveitadas e de descarte de marcenaria. Também estará presente a marca de moda carioca FridoKa & Fridoquis, que trabalha com materiais sustentáveis e de baixo impacto, e a Terra Ecodesign, que produz objetos de madeira com design 100% sustentável.

A participação para as oficinas também será gratuita, mas haverá uma quantidade limite, que será organizado por ordem de chegada. A feira terá início às 13h e encerra às 21h.

 

Serviço

Feira Mescla

Data: 03 de agosto

Hora: 13h às 21h

Local: Hotel Selina (Largo da Lapa, 9 – Centro, Rio de Janeiro)

Instagram: feiramescla.rj

Gratuito