Categorias

A Revista

A revista 3SINAIS nasce da ideia de um projeto de jornalismo cultural que busca resgatar a essência desse viés jornalístico e que trate a cultura como a cultura deve ser tratada: com respeito editorial tanto a quem a produz quanto a quem a consome.

3SINAIS surge para explorar o gigante cenário cultural existente no Rio de Janeiro, abrir espaço para o diálogo com artistas, produtores culturais e público. Para isso, garantimos que suas páginas não serão preenchidas com meras palavras jogadas ali de um jeito qualquer apenas para ocupar a página em branco, aquela mesma página em branco que o grande poeta Paulo Leminski sentenciara que “grita de tanto”.

Aqui cada palavra será colocada delicadamente na frase escolhida, e esta a se juntar a outras frases até o texto apresentar-se também como uma forma de arte. Aliás, sobre isso Drummond lascou certa vez: “Não se deve brigar com a palavra”. Tinha razão o poeta, pois a palavra traduz a vida. A palavra é atraída por outras palavras, estando elas ou não em frases conexas.

A conexão com a vida, aliás, está exatamente na palavra que se juntou a outra e mais outra e virou poema num canto qualquer da vida. Outro gênio das nossas letras, Caio Fernando Abreu, dizia que devíamos escrever para destruir o texto: “…mas alimente-se. Fartamente. Depois vomite. Pra mim, e isso pode ser muito pessoal, escrever é enfiar um dedo na garganta. Depois, claro, você peneira essa gosma, amolda-a, transforma. Pode sair até uma flor. Mas o momento decisivo é o dedo na garganta”.

Assim, colocamos o dedo na garganta e saiu o projeto 3SINAIS, que, apesar de se contrapor à superficialidade tão comum na modernidade, não pretende ser apresentada como um produto erudito. 3SINAIS pretende-se uma terna e eterna companhia a todos que apreciam a cultura como um elemento importante de evolução social, e está sendo cuidadosamente pensada com esse propósito.