A Casa do Saber, no Leblon, exibe, nesta quarta-feira (20.06), o documentário sobre a estilista Lila, judia polonesa que, após sobreviver à 2ª Guerra Mundial, chegou ao Brasil em 1947 e se tornou referência na alta costura carioca. A história de Lila Syrkis, também virou livro, e conta como esta jovem escapou da morte após ser deportada para a Sibéria, no mesmo período em que milhares de judeus eram executados em uma floresta da cidade de Pinsky, onde nasceu.

 

Passadas privações e o medo de novos conflitos, vivendo o drama de uma refugiada em meio à fome, ao frio das nevascas e aos abusos do trabalho infantil, a jovem fugiu para o Brasil onde foi acolhida e pôde reconstruir sua vida, casar e formar a própria família. Lila trabalhou em uma fábrica de alta costura e vestiu personalidades como Dona Sara Kubitscheck, embaixatrizes e até a Rainha da Inglaterra. Mulher de garra e determinação, Lila inspirou Gilberto Gil a compor a trilha sonora do filme do jornalista e escritor, Alfredo Sirkis, filho dela, e Silvio Da-Rin.

 

No documentário, Liliana retorna 70 anos depois à sua cidade natal, Pinsk, hoje pertencente à Bielorrússia e, ao chegar lá, não reconhece a cidade, destruída pela guerra e pela ambição do homem.

 

Após a exibição, Liliana e o filho dela participam de um debate sobre os temas que envolvem o documentário como violência, conflitos, imigração, refugiados, a participação do Brasil como país receptivo e acolhedor e a história de uma mulher que se sobressaiu no mercado de trabalho em um período em que o machismo prevalecia de forma tão determinante.

 

Documentário Lila | Uma saga de sobrevivência e superação
Quando: 20.06 | 19h30
Onde: Casa do Saber Rio (Av. Afrânio de Melo Franco, 290, loja 101, 1º piso, Shopping Leblon – Leblon)

 

Fonte: Assessoria de Imprensa