Sylvia Massari e Tadeu Aguiar revivem Dalva de Oliveira e Herivelto Martins no teatro.

Que as grandes canções são atemporais a gente sabe e sente na pele ao ouvi-las, no entanto quando nos deparamos com um espetáculo como: Eu não posso lembrar que te amei – Dalva & Herivelto, de Artur Xexéo, a sensação de estar em contato com a história do Brasil e nossa cultura, por meio da música, é inebriante. O Theatro NET Rio em Copacabana, lotado em todas sessões, recebe os músicos e os atores Sylvia Massari e Tadeu Aguiar para compartilhar com o público canções que marcaram época – “Ave Maria do Morro”, “Tudo acabado”, “Errei, sim”, “Caminhemos”, “Bandeira Branca”, totalizando 24 canções.

Apesar de jovens as pessoas conhecem, talvez por causa dos pais. Eu me lembro muito do meu pai cantando essas músicas, tem muito disso, de passar de pai para filho”, diz Sylvia.

O início do espetáculo narra o encontro entre os dois por meio das músicas do Trio de Ouro, grupo vocal que Dalva e Herivelto formaram com Nilo Chagas: “Praça Onze”, “Ave Maria do Morro”, “Segredo” e outros. O repertório de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins é vasto e tem desenhos que se confundem com a criação da cultura nacional, ambos “estourados” nas rádios nos áureos tempos, tinham legiões de fãs que esperavam ansiosas cada nova canção que surgia da briga do casal.

“Quando a gente pensou em produzir o espetáculo convidamos Xexéo, e pensamos em fazer um recorte pegando essa parte da briga entre eles. Queríamos fazer algo muito delicado, não com uma briga explicita, agressiva, queríamos focar na questão musical”, afirma Tadeu.

A dramaturgia é assertiva ao costurar narrativa, encenação e música. Segundo Tadeu, ao assumirem essa postura de narradores da história que se tornam os personagens em alguns momentos, mas tendo um olhar crítico, é o que dá o tom. Além de atuar, ele também dirige com propriedade de quem sabe do assunto. A cenografia, deliciosa, compondo fases e marcando momentos distintos da história dos dois é feita a partir do acervo de outros espetáculos da produtora, levados muito bem ao palco por Natália Lana. Dos atores, sem pretenderem parecer ou fazer gênero, passeiam delicadamente pela narrativa, canções e interpretação, privilegiando o todo. A direção musical de Tony Lucchesi, com novos arranjos para os clássicos dão o toque todo especial para o projeto.

Mesmo sem patrocínio, Sylvia e Tadeu afirmam que existem muitas possibilidades para o espetáculo excursionar pelo Brasil, produtores do norte e nordeste tem pedido que levem para a região, assim como cidades do sul do país. Após a temporada carioca eles seguem para Ribeirão Preto (SP), cidade natal dos atores, com apresentação em 22 de setembro. Mais que um espetáculo teatral, um show ou uma performance, estamos diante de uma ótima homenagem à música brasileira, grandes intérpretes e tempos que não voltam mais.

 Segredo é pra quatro paredes

E como tudo que acontece com os grandes astros acaba chegando muito rápido ao público, com a briga entre Dalva e Herivelto não foi diferente. No entanto, o charme das canções que surgiram desse momento marcou a produção nacional da época. A espera das músicas tinha status quase de fim de campeonato de futebol. Retomado o espetáculo, na dramaturgia a briga é trazida para o palco por meio das canções, e que canções! De um lado surge Herivelto com “Caminhemos”, canção que dá o pontapé inicial no rompimento do casal, e que dá título ao espetáculo. Logo ele lança “Segredo”, e recebe uma reposta a altura de Dalva com “Tudo Acabado”, canção que alçou ao estrelato, e tantas outras que dão sequência ao término de relação.

O repertório musical com novos arranjos retoma os clássicos, mas com o frescor da novidade sem perder a originalidade. Questionados os atores sobre quais canções gostam mais de cantar durante a peça, Sylvia afirma a música final – “Poeira do chão”, a qual não conhecia, e não fizera parte do repertório de Estrela Dalva, é a que se sente muitíssimo bem cantando. Já Tadeu, ao ser questionado responde: “Eu adoro ouvir as canções que Sylvia canta”. A parceria entre os dois é sensível e é notada pela plateia, devido a profundidade para traçar as tênues linhas da relação conturbada do casal. Na plateia, amigos como Fernanda Montenegro se deleitam com o prazer de relembrar os clássicos.

Assista vídeo sobre o espetáculo com depoimentos dos atores e de Fernanda Montenegro.

SERVIÇO
Eu não posso lembrar que te amei – Dalva & Herivelto
Local: Theatro NET Rio / Rua Siqueira Campos, 143 – Copacabana
Data: até 27 de agosto
Hora: Quinta, Sexta e Sábado às 17h30 e Domingo às 20h30
Texto: Artur Xexéo
Direção: Tadeu Aguiar
Direção musical: Tony Lucchesi
Elenco: Sylvia Massari e Tadeu Aguiar

Imagens: Divulgação e Jairo Sanguiné