Em cartaz há nove anos, a montagem estrelada por Suzana Nascimento realiza quatro apresentações pelo YouTube em novo formato e com cenário realista.

Por Assessoria / R3S

No ano em que completa nove anos de estrada, o espetáculo “Calango Deu!” realiza uma curtíssima temporada virtual e gratuita. Intitulada “CALANGO DEU! OS CAUSOS DE DONA ZANINHA – ÔDICASA!”, a montagem idealizada, escrita e interpretada por Suzana Nascimento sob direção de Isaac Bernat retorna ao público de forma remota, virtual e itinerante, mas mantendo o clima de acolhimento e intimismo que já cativou mais de 30 mil espectadores. A estreia acontece no dia 04 de Março e segue até o dia 07 do mesmo mês, sempre às 20h, com encenação ao vivo exibida através do canal da personagem Dona Zaninha no YouTube (https://www.youtube.com/c/DonaZaninhaTV/null).

A mini temporada é a primeira exibição da peça desde que a pandemia começou. Nesta versão online, exibida diretamente da Casa das Romãs, um admirado casarão histórico carioca, haverá elementos referenciais à montagem dos palcos. “É a mesma peça, a interação acontece, mas com adaptações e surpresas. Como cenário, escolhemos uma casa de verdade, linda, toda reformada, tombada pelo Patrimônio Histórico. Será o encontro desta obra de arte física com uma obra teatral que exalta o patrimônio imaterial. Neste novo formato, faremos a peça de modo itinerante, pelos cômodos da casa. É uma peça feita de uma casa para milhares de outras”, adianta Suzana.

Escrito e interpretado pela mineira Suzana, o monólogo baseado na cultura popular mineira foi construído ao longo de cinco anos de pesquisas, abrangendo vocabulário, hábitos, histórias, músicas, crenças, enfim, uma grande celebração à sabedoria popular. Além de contar surpreendentes causos de amor, assombração, padres, beatas e “semvergonhice”, a personagem também convida a plateia a cantar ao som de seu bandolim, enquanto ensina receitas ou simpatias. E ainda relata memórias com seus ilustres compadres mineiros: Drummond, Guimarães Rosa, Bartolomeu Campos de Queirós, Bituca, entre outros.

“Dona Zaninha é uma guardiã desses ricos acervos de memórias – uma genuína contadora de causos, hilária por seu jeito e seu linguajar, mas profunda com suas ‘sabências’ sobre o tempo. Entre um cafezinho e uma boa cachaça mineira, ela nos conduz a outras paragens, verídicas ou fantasiosas, mas recheadas de humor, poesia e memória. Como bem disse o griô africano Sotigui Kouiaté, “quando você não souber pra onde ir, lembre-se de onde você veio”, reforça Suzana.

Desde a estreia, em novembro de 2012 no Rio de Janeiro, a festejada montagem passou por vários circuitos e festivais, sendo premiada na categoria de Melhor Atriz no FITA 2014 (Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis/RJ), onde foi indicada em oito categorias, e no CENA CONTEMPORÂNEA / 2014 (Festival Internacional de Brasília). Sucesso absoluto por onde passa, o projeto já realizou quase 200 apresentações, tendo passado por mais de 50 cidades.

SERVIÇO:

 

CALANGO DEU! OS CAUSOS DE DONA ZANINHA – ÔDICASA!”

Espetáculo ao vivo pelo canal do YouTube de Dona Zaninha

Temporada: 04 a 07 de Março (5ª feira a Domingo)

Horário: 20h

Local: https://www.youtube.com/c/DonaZaninhaTV/null

Entrada Franca

 

FICHA TÉCNICA:

Texto, Direção Musical e Atuação: Suzana Nascimento

Direção: Isaac Bernat

Direção de Arte: Desirée Bastos

Iluminação: Aurélio de Simoni

Direção de Fotografia: Ana Rezende

Projeto Gráfico: Studio Janela Aberta – Raquel Alvarenga

Vozes de contadores de causos: CD Histórias sobre o tempo, de Fabrício Conde e Laura Delgado

Vozes Especiais: Sr. José Mesquita e radialista José de Barros

Fotos: Sergio Santoian

Mídias Sociais: Almir Chiaratti e Luis Berner

Assessoria de Imprensa: Marrom Glacê Assessoria – Bruno Morais e Gisele Machado

Administração Financeira: Natália Simonete

Coordenação do Projeto: Suzana Nascimento

Produção: MS Arte e Cultura – Aline Mohamad e Gabriel Salabert

Realização: SP Nascimento Produções

 

O espetáculo original conta ainda com as presenças de:

Preparação e Supervisão Musical: Pedro Amorim

Direção de movimento: Marcelle Sampaio

Edição de Som: Andre Poyart

Sanfona (Trenzinho do Caipira): Chico Werneck