Espetáculo trata da diversidade de forma leve e lúdica estimulando o imaginário infantil

Por Assessoria/R3S

“Minha amiga Zéza” é um infantil livremente inspirado no livro “Meu amigo Jim” da escritora belga, Kitty Crowther. A peça montada pelo grupo carioca “Tribo da Lua” e fomenta a discussão sobre diversidade e respeito às diferenças através do diálogo entre variadas linguagens artísticas: o circo, o teatro e a música, fará temporada na Casa de Cultura Laura Alvim, de 07 a 29 de março, sábados e domingos, às 16h.

A criação do espetáculo se deu através de jogos de improvisação explorando a musicalidade na cena, utilizando composições musicais próprias, canções da cultura popular brasileira e paisagens sonoras.  Ao mesmo tempo, o tecido acrobático apresenta de forma lúdica e instigante o voo dos pássaros.

A formação dos indivíduos está para além da apreensão dos conteúdos absorvidos no ambiente escolar. É de suma importância que a criança tenha experiências que a façam compreender o mundo que a cerca de forma ampla. Trazer para o universo infantil a discussão sobre a importância da diversidade e do respeito às diferenças, contribui para a formação de indivíduos mais sensíveis e capacitados a se relacionar em uma sociedade plural. Para além da abordagem de sua temática central o espetáculo tem como intenção investigar maneiras inovadoras de proporcionar à criança uma experiência teatral que dialogue com seu universo e estimule sua sensibilidade e imaginação. Para tal, a proposta do espetáculo “Minha amiga Zéza” tem como eixo central a estimulação do imaginário infantil através do diálogo entre diferentes linguagens artísticas: o circo, o teatro e a música.

O projeto “Minha amiga Zéza” se propõe, portanto, a criar um trabalho comprometido de forma ampla com a experiência do pequeno espectador tanto no que diz respeito à temática abordada quanto à experiência estética construída de forma cuidadosa e ética.

Sinopse

“Minha amiga Zéza” tem como proposta principal tratar o tema da diversidade de forma leve e lúdica. Na peça, a personagem Chica é um pássaro, que vive na floresta e seu maior sonho é conhecer o mar. Ela aventura-se a atravessar toda a floresta para concretizar seu objetivo. Em sua jornada, encontra a gaivota Zéza e ao se tornarem amigas, Chica enfrenta o preconceito por ter aparência e hábitos diferentes das gaivotas. “Minha Amiga Zezá” mostra, inclusive, a importância da amizade

 O grupo “Tribo da Lua”

É composto por duas atrizes/arte educadoras e uma atriz/musicista, interessadas em pesquisar a linguagem do teatro infantil como um campo de estimulação da ludicidade e do imaginário da criança. O grupo usa como base de suas investigações cênicas as pesquisas que foram desenvolvidas como artistas/pesquisadoras em seus mestrados. Duas das integrantes do grupo são mestres em Artes, com estudos a respeito dos modos de relação do músico/ator no processo de criação e o trabalho psicofísico. Portanto, este projeto é fruto de suas experiências como atrizes, pesquisadoras e educadoras, fatores que juntos legitimam o compromisso artístico e ético com a produção teatral para o público infantil.