Atriz, diretora, pesquisadora e professora registra em livro sua tese de doutorado na UFRJ que promove um salto das artes cênicas para as artes visuais com o objetivo de investigar a questão corpo-palavra

Por Assessoria de Imprensa /R3S

Referência no teatro contemporâneo, a atriz, diretora e pesquisadora, Ana Kfouri lança dia 26 de novembro, a partir das 19h, na Livraria Blooks, no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo, RJ, o livro “Forças de um corpo vazado” (parceria das editoras 7Letras e PUC-Rio; 144 págs; R$ 58.). O livro aprofunda e dá continuidade à pesquisa de linguagem que Ana vem desenvolvendo ao longo dos 42 anos de carreira: pensar o corpo e a palavra tendo a linguagem como a viga mestra dessa questão. “Forças de um corpo vazado” é fruto da tese de doutorado da autora em Artes Visuais, na linha Poéticas Interdisciplinares na (EBA/UFRJ), sob a orientação de Angela Leite Lopes, tradutora e dramaturgista.

Conhecida por levar ao palco textos de literatura e filosofia – um arco que vai de Hilda Hilst a Valère Novarina, passando por Samuel Beckett – , Ana Kfouri deseja partilhar com o leitor a experiência corpo-palavra e, em seu primeiro livro, defende o ato de falar como potência da criação. Cria a noção de corpo vazado/corpo-sopro a partir daí. Como interlocutores nessa investigação da linguagem, e também da fala propriamente dita como criação, estão Gilles Deleuze, Samuel Beckett e Valère Novarina, entre outros, pensadores que vêm estimulando essas questões e inquietações na trajetória artística de Ana Kfouri.

“Meu desejo ao entrar no doutorado era pensar o performer, esse falador, não para defini-lo, mas para aprofundar seu lugar. Queria refletir sobre a palavra e sobre a relação corpo-palavra no campo do meu interesse, o da intensidade. E também realizar um salto das artes cênicas – com toda bagagem teórico-prática que ela me proporciona – para o universo das artes visuais”, destaca.

 

Serviço:

Lançamento do livro ‘Forças de um corpo vazado’, de Ana Kfouri. Editora 7Letras e PUC-Rio. 144 págs. R$ 58.

Imagem da capa: Helena Trindade

Dia 26 de novembro de 2019, a partir das 19h.

Local: Livraria Blooks – Espaço Itaú de Cinema – Praia de Botafogo, 316. Estacionamento: Praia de Botafogo, 330 [NOVOTEL]