O mestre do jazz brasileiro promete show memorável com seu quarteto

João Donato não para. Aos 84 anos, o pianista, acordeonista, arranjador, cantor , compositor e um dos maiores expoentes da Bossa Nova, apresenta  nesta sexta-feira, no palco do Blue Note Rio, o show Donato Instrumental e Jazz. Extremamente criativo, o mestre do jazz instrumental brasileiro promete um show memorável. “Escolhi um repertório de alguns dos meus ídolos e selecionei arranjos de jazz das minhas músicas para este show no Blue Note Rio”, diz ele em suas redes sociais. O quarteto que o acompanha é formado por Robertinho Silva (bateria), Ricardo Pontes (sax e flauta), Marlon Sette (trombone), José Arimatéa (trompete) e Luiz Alves (contrabaixo). Todos músicos excepcionais e com carreira internacional, alguns acompanham Donato há pelo menos 30 anos. O show contará ainda com um convidado muito especial: trombonista Marlon Sette, referência instrumental contemporânea.

No repertório do show, Donato confronta suas referências. Mistura a temas de jazz, composições próprias, como a precursora “Minha saudade”, além de “Bluchanga”. Outras instrumentais, “Uma para Duke”, e pérolas dos álbuns instrumentais A Bad Donato, gravado em Nova Iorque: “The Frog”, “Malandro”, “Celestial Showers”; além da rara “Aquarius”, do álbum “The New Sound Of Brasil”, de 1966, com arranjos de Claus Ogerman, também gravado nos EUA; e “Amazonas”, um clássico.

 

SOBRE O BLUE NOTE RIO

O Rio de Janeiro entrou definitivamente no circuito do jazz mundial com a chegada, em 2017, do Blue Note, localizado no charmoso complexo Lagoon, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Trata-se simplesmente do Jazz Club mais exclusivo do mundo e considerado patrimônio cultural de Nova Iorque, onde foi criado em 1981 por Danny Bensusan. A partir daí ganhou o mundo: tem clubs no Japão (Tóquio e Nagoia), Itália (Milão), China (Pequim), além dos estados de Califórnia e Havaí, nos EUA. Espaço de música por excelência, ao longo desses quase quarenta anos, já recebeu em seus palcos lendas do Jazz e Blues, como  passaram nomes como Ella Fitzgerald, B.B. King, Tony Bennett, Ray Charles, Sarah Vaughan, Stanley Jordan, Quincy Jones e George Benso,  sem falar nos grandes nomes que saíram da plateia diretamente para o palco para jams históricas, como Sting, Keith Richards, Stevie Wonder e Ray Charles.

E no Rio não é diferente. Grandes nomes da música nacional e internacional já pisaram naquele palco simpático, como Chick Corea, Chris Botti, Maceo Parker, Baby do Brasil, Hermeto Pascoal, Sérgio Mendes entre tantos.

 

O QUE: Donato Instrumental e Jazz

ONDE: Blue Note Rio (Av. Borges de Medeiros, 1424, Lagoa

QUANDO: Sexta, 17/5 – 20h

QUANTO: Inteira (R$90) / Meia (R$45)