Jazz Club, com filial no Rio, é patrimônio cultural de Nova Iorque

Por Jairo Sanguiné, com assessoria

O Rio de Janeiro entrou definitivamente no circuito do jazz mundial com a chegada, em 2017, do Blue Note, localizado no charmoso complexo Lagoon, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Trata-se simplesmente do Jazz Club mais exclusivo do mundo e considerado patrimônio cultural de Nova Iorque, onde foi criado em 1981 por Danny Bensusan. A partir daí ganhou o mundo: tem clubs no Japão (Tóquio e Nagoia), Itália (Milão), China (Pequim), além dos estados de Califórnia e Havaí, nos EUA. Espaço de música por excelência, ao longo desses quase quarenta anos, já recebeu em seus palcos lendas do Jazz e Blues, como  passaram nomes como Ella Fitzgerald, B.B. King, Tony Bennett, Ray Charles, Sarah Vaughan, Stanley Jordan, Quincy Jones e George Benso,  sem falar nos grandes nomes que saíram da plateia diretamente para o palco para jams históricas, como Sting, Keith Richards, Stevie Wonder e Ray Charles.

E no Rio não é diferente. Grandes nomes da música nacional e internacional já pisaram naquele palco simpático, como Chick Corea, Chris Botti, Maceo Parker, Baby do Brasil, Hermeto Pascoal, João Donato, Sérgio Mendes entre tantos.

 

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

 

QUINTA, 7/2 – 20h

ROGÉRIO GUIMARÃES em Tributo a George Benson

 

George Benson colocou sua assinatura como um dos nomes mais importantes da história da música popular. Sua trajetória estelar, desde a juventude até os dias de hoje, iluminou com seu talento e genialidade diversos estilos como o jazz, o blues, R&B, funk e o pop. Reconhecido como um dos guitarristas mais importantes da história do jazz e ao mesmo tempo como um dos maiores cantores da música pop mundial, Benson atrai desde os anos 60 até hoje fãs e admiradores de diversas gerações e gostos musicais.

Para este tributo, o guitarrista Rogério Guimarães organizou dentre o vasto repertório do artista, gravações de temas instrumentais do período dos anos ’70 e ’80 focando basicamente no funk, no soul e em álbuns emblemáticos como “Breezin”, “Bad Benson” e ” Weekend in LA”. O show tem ritmo pulsante e clima dançante, fazendo justiça à guitarra virtuosa e cheia de swing de George Benson.

Rogério Guimarães é guitarrista natural do Rio de Janeiro e vem ocupando espaço na cena do jazz carioca com trabalhos em diversas formações. Recentemente, lançou seu primeiro álbum solo de temas autorais chamado “Pés Descalços” que foi apresentado em shows no Teatro Café Pequeno do Leblon, Centro de Referência da Música Carioca Arthur da Távola, Circo Voador, onde abriu o concerto do Baile do Almeidinha do Hamilton de Holanda e em eventos culturais da cidade como o Tiradentes Cultural e Parque das Ruínas.

Para esse tributo, Rogério conta com um time de craques do Groove e do Swing como o baterista Victor Bertrami, filho do lendário José Roberto Bertrami, líder do Azymuth; o pianista virtuoso João Braga que já acompanhou nomes como Geraldo Azevedo, Simone, Emílio Santiago e Pepeu Gomes;  e o baixista Rogério Dy Castro, nome de peso da música instrumental brasileira.

 

SEXTA, 8/2, 20h

Sergio Rocha – Tributo a Celso Blues Boy

O guitarrista Sérgio Rocha reverencia o gênio do Blues brasilero, Celso Blues Boy, um dos primeiros a cantar blues em portugês.

SEXTA, 8/2 – 22h30

Tributo a Elvis com João Suplicy (part esp Rodrigo Sha)

 

Seja no álbum que gravou com produção de Roberto Menescal trazendo Elvis para o universo da Bossa nova em 2006 ou seja com o trio Rockabilly Hound dogs com quem fez diversos shows em 2016, João Suplicy já explorou o rei do Rock de varias formas. Agora chegou o momento de sintetizar tudo isso num show em que o espectador é levado para uma viagem única, onde clássicos inesquecíveis, como Always on my mind e Suspicious minds, são interpretados com propriedade e muito talento.

Voz e violão: João Suplicy
Baixo e vocais: João Moreira
Bateria/vocais/percussão: Danilo Moura

 

 

 

SÁBADO, 9/2, 20h

Alexandre Arez canta Luís Miguel

Alexandre Arez canta “Luís Miguel”, interpretando os clássicos LA PUERTA, LA BARCA, SABOR A MI, PERFÍDIA, SOLAMENTE UNA VEZ, HISTORIA DE UN AMOR, EL DIA QUE ME QUEIRAS, BESAME MUCHO, SOMOS NOVIOS, CONTIGO APRENDI, JURAME, CONTIGO EN LA DISTÂNCIA, entre outros clássicos contemporâneos.

Paulista, da cidade de São Bernardo do Campo, começou a cantar nas festas da faculdade. Durante os finais de semana, trocava os tubos de ensaio pela vida de cantor, integrando algumas bandas de baile. Lançou seu primeiro CD pela Warner Music, chamado “VIDA”, que rapidamente atingiu a marca de 200 mil cópias vendidas. O estilo pop romântico com uma influência do MPB passando pela música latina, lhe rendeu mais três CDs com canções que integraram a trilha sonora de novelas, como HISTÓRIA DE UM AMOR: novela Prova de amor REDE

RECORD, POR UNA CABEZA: novela Cidadão Brasileiro REDE RECORD, TORTURA DE AMOR da novela Vidas em jogo REDE RECORD, PRIMAVERA DEL AMOR da novela Bicho do Mato REDE RECORD e SÓ SEI AMAR VOCÊ da novela Joana a virgem SBT. Arez faz parte do grupo mais popular de artista – o intérprete raro – o cantor romântico clássico, que transborda emoção pela voz que vai do bolero ao pop, do jazz ao quê de rumba, dos standards da música contemporânea ao autoral. É, no final do peso na balança, o popular com requinte. Ou o requintado feito acessível. Considerado um dos melhores intérpretes da atualidade, é sucesso em satisfação de público por onde passa. ALEXANDRE AREZ um show inesquecível!

SÁBADO, 9/2 – 22h30

Yahoo no show Festa Flashnight 80’s

No final dos anos 80, quando os primeiros acordes de “Mordida de Amor” estouraram nas telas da TV Globo com a novela “Bebê a Bordo”, dava para sentir que algo estava para acontecer. Da noite para o dia, “Mordida de Amor” explodiu nas rádios de todo Brasil, ficando em primeiro lugar na lista das mais pedidas! Começou a ser construída a história da banda Yahoo, talvez a mais romântica das bandas de rock brasileiras.

Num pulo, já faz 30 anos de amor à música. E atendendo aos pedidos dos fãs, a banda escreve mais um projeto na sua história: uma homenagem dos artistas para o público! Zé Henrique, Marcelão e Ricardo Rodrigues agitam a noite. Com arranjos cheios de energia e emoção, criados especialmente pela banda, o espetáculo, que conta com mais de 10 temas de novelas e foi pensado para o público cantar, se emocionar, dançar e pedir bis! Que venham mais 30 anos de Yahoo!

 

DOMINGO, 10/2 – 18h

Bluenotezinho Hey Jude no show “Beatles 4Kids”

 

O musical Beatles 4 Kids traz para toda a família a história da banda mais famosa de todos os tempos.

A história é contada de uma forma engraçada, com brincadeiras, desenhos animados (dublados especialmente para esse espetáculo) e animações. As crianças vão ter a oportunidade de assistir ao show de uma banda ao vivo vestida e tocando exatamente como se os Beatles estivessem na frente delas.

E o mais importante é que elas vão poder interagir com os músicos e até subir ao palco para cantar.

Regado de boa música e diversão, Beatles 4Kids acaba introduzindo a criança no mundo lúdico dos Beatles. Lugar de onde até hoje, nenhum adulto conseguiu sair.

Dos mesmos produtores do Espetáculo Hey Jude – The Beatles Tribute, Beatles 4Kids é diversão garantida para toda a família.

 

 

 

FIQUE LIGADO:

SESSÕES DOS SETS ARTÍSTICOS: 20h e 22:30hrs

Membros do clube de fidelidade do Blue Note têm descontos de até 20% nos ingressos – Clique aqui e faça parte do club mais exclusivo do Rio de Janeiro!

 

VALORES:

Setor Único: R$ 120,00 | inteira – R$ 60,00 | meia

 

ATENÇÃO: Setor único: adotamos o modelo “first come, first served”. Assim, chegue cedo para garantir o seu lugar. Mesas marcadas apenas para Membros do Blue Note Rio Club pelo canal de relacionamentos.

Horários de entrada e saída do Club conforme padrão internacional do Blue Note:

Primeiro set: abertura do clube às 19h. Após o término, o público deverá deixar o salão em até 30 minutos.

Segundo set: a entrada do público na varanda da casa será liberada a partir das 20:30 sujeita a lotação. Às 22:00, será liberada a entrada no salão.