Evento terá masterclasses, keynotes, oficinas e mesas redondas com convidados internacionais e profissionais do mercado audiovisual

A Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, recebe de 15 a 18 de novembro, com programação gratuita, a 4ª edição do Rio WebFest , o maior encontro de webséries do mundo. Festival da categoria com a maior quantidade de prêmios do mundo, o Rio WebFest vai distribuir troféus personalizados, premiações em dinheiro, contratos de coprodução, viagens internacionais para Itália, França e Los Angeles, além da seleção oficial direta para muitos festivais internacionais parceiros. Seriados digitais, vídeos dança, vídeos clipe, vídeos publicitários, projetos para coprodução e ideias para webpilotos estarão concorrendo em diversas categorias.

“O diferencial do RIOWF é dar oportunidades reais aos criadores de conteúdo. Assistindo às masterclasses, keynotes, oficinas e mesas redondas com convidados internacionais e profissionais do mercado audiovisual, os participantes aprendem gratuitamente como podem melhorar o seu modo de produzir. As viagens internacionais e seleções diretas para festivais parceiros internacionais dão a chance de promover o produto audiovisual brasileiro no exterior, onde é mais exótico e por isso a possibilidade de ser monetizado  é maior que no mercado nacional. Foi assim que aconteceu com nossa própria websérie, Oposto do Sexo, que foi vendida duas vezes pra França e uma pra Coreia do Sul”, explica o fundador do festival Leandro Silva.

“A Cidade das Artes é hoje o mais moderno e importante centro multicultural da cidade. Um local único, grandioso em sua arquitetura e em pleno funcionamento. O Rio WebFest 2018 vai ocupar seis de seus principais espaços incluindo o Teatro de Câmara e o Teatro da Grande Sala. Tudo está sendo preparado com muito carinho para receber os criadores e o público das websérie”, comemora o cofundador do festival Daniel Archangelo.

“Os seriados digitais não são o futuro, são o presente. Hoje os webfests proliferam ao redor do mundo e os  festivais tradicionais de TV e Cinema com o Emmy e Cannes já abriram novas categorias visando as webséries. Plataformas de vídeo online apostam cada vez mais no conteúdo exclusivo sob demanda, dado o sucesso mundial do Netflix. Serviços como o YouTubeRed, Amazon Prime e Facebook para Criadores são bons exemplos deste movimento”, comenta Silva.

Durante o Rio WebFest 2018, a organização vai exibir gratuitamente ao público mais de 200 seriados digitais. Também serão ministradas palestras, workshops, masterclasses, keynotes, mesas redondas e painéis. O festival ainda oferece eventos de gala com performance de bandas musicais, coquetéis de networking e a festa de premiação com direito ao blue carpet transmitido ao vivo pela internet para todo o mundo.

“O que nós observamos ao longos dos anos de festival é o amadurecimento de uma linguagem de criação para web. Os conteúdos que chegam para nós vão ganhando características particulares que potencializam a comunicação através da tecnologia mobile. Por isso é tão importante o encontro e a troca de experiências entre os criadores. Quanto mais o mercado se aquece para esse modelo de produção, mais a linguagem se desenvolve” aponta Archangelo.

A realização é da  Charlotte Produções e da  Dendrobates Cultura e os fundadores Leandro Silva e Daniel Archangelo. As inscrições podem ser feitas no site do evento: www.riowebfest.net.

 

O QUE: Festival Rio Webfest 2018

QUANDO: 15 A 18/11

ONDE: Cidades das Artes (Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca)