Público poderá acompanhar de perto o que está sendo feito nos diferentes departamentos.

O Museu Nacional está vivo, apesar do terrível incêndio. Neste fim de semana, 22 e 23 de setembro, acontece na Quinta da Boa Vista, o Festival Museu Nacional Vive, quando o público poderá acompanhar de perto o que está sendo feito nos diferentes departamentos, desde informações sobre os acervos, os trabalhos dos pesquisadores, as expectativas e o que será realizado nos próximos anos. A ideia é estimular ações educativas, culturais e artísticas para o público que frequenta a Quinta da Boa Vista.

O festival faz parte do calendário da Instituição que visa ocupar a Quinta da Boa Vista uma vez por mês e encerra a semana da 12ª Primavera de Museus, com o tema “Celebrando a Educação em Museus”, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus, Ibram, no qual o Museu Nacional sempre participou com programação especial.

No dia 02 de setembro, o mundo acompanhou o incêndio que destruiu parte do Palácio da Quinta da Boa Vista, prédio que abrigava, desde 1892, o Museu Nacional/UFRJ e que anteriormente foi residência das Famílias Real e Imperial. O primeiro museu criado no Brasil, no ano de 1818, comemorou em junho deste ano seu bicentenário, sendo guardião de mais de 20 milhões de itens dos campos das Ciências Naturais e da Antropologia, considerado o mais importante acervo dessas áreas na América Latina.

O Museu Nacional, localizado na zona norte do Rio de Janeiro, de fácil acesso – próximo à estação de trem/metrô e linhas de ônibus – e pela importância do seu acervo, sempre foi um dos museus mais visitados do Brasil. Sem dúvida, é um local que está na memória dos moradores da cidade, onde a maioria das pessoas teve seu primeiro contato com uma instituição museal, com a ciência e com a história nesta cidade.

A Instituição tem recebido inúmeras demonstrações de afeto, desde cartas de crianças expressando tristeza e apoio de ofertas de doações de acervos, de voluntariado, entre outras manifestações. Para retribuir toda essa solidariedade, o Museu Nacional prepara neste final de semana um evento especial para mostrar que os pilares da Instituição ensino, pesquisa e extensão continuam em funcionamento.

São diversas atividades promovidas pelos pesquisadores, técnicos e alunos. E, desta vez, o Museu Nacional também conta com o apoio da Feira Medieval Carioca, que oferecerá atrações especiais. No domingo, às 13h30, será realizado os torneios de arco e flecha. Já às 15h, o público poderá participar de um workshop e da apresentação de lutas de espada, junto com o grupo de Esgrima Medieval da Casa Vieira Turaine.

 

PROGRAMAÇÃO
Departamento: Paleobotânica / Geologia e Paleontologia

Atividade: Paleobotânica

 

Departamento: Geologia e Paleontologia

Atividade: Mostra de Paleoarte (10h às 12h; 14h às 17h)

Atividade: Conhecendo os fósseis; oficina monte o dinossauro; oficina de moldes; oficina de Paleopalinologia (10h às 17h)

 

Departamento: Botânica

Atividade: Anatomia + biologia reprodutiva (10h às 17h)

Atividade: Herbário? O que é isso? – Oficina de Exsicata (10h às 17h; Oficinas: 10h30; 12h; 14h; 16h)

 

Departamento: Ictio / Departamento de Vertebrados

Atividade: Estudo da diversidade dos peixes
Departamento: Mastologia / Departamento de Vertebrados

Atividade: Mostra de pele e crânio de espécimes (só sábado)
Departamento: Entomologia

Atividade: A diversidade dos insetos

 

Departamento: Laboratório Central de Conservação e Restauração (*só no sábado)

Atividade: Que bicho é esse?
Departamento: Seção de Museologia

Atividade: Pintura em camisa (13h às 17h)

Atividade: Espaço para leitura e pintura – infantil

Atividade: Memórias do Museu Nacional – televisão passando filme sobre o museu, varal de fotos (10h às 17h

 

Departamento: Laboratório de Processamento de Imagem Digital

Atividade: Suas memórias no Museu Nacional (10h às 12h; 14h às 17h)

 

Departamento: Direção

Atividade: Passeando pela história: uma viagem de trenzinho em torno do Paço de São Cristóvão – com a historiadora Regina Dantas (10h20, 12h20, 14h20)

 

Departamento: Projeto Ilhas do Rio (*só domingo)

Atividade: Projeto Ilhas do Rio (só domingo, das 10h às 16h)

 

Departamento: Grupo de Educação Multimídia (*só domingo)

Atividade: Filme Nuto Travessias: palavra – imagem (10h às 17h)
Domingo

Jogos e contação de histórias de geociências com o grupo Geotales (11h e 13h)

 

Entrelaçamentos: CORPO, EMOÇÕES E HISTÓRIA às 14h e nativos PORQUE QUE TE QUERO às 11h30 (projeto ligado ao departamento de arte cultural da EEFD)
Oficina de música e poesia  com Ciça Ojuara; Mauro Portugal e Lê (15h30)

 

SERVIÇO

Museu Nacional/UFRJ

Quinta da Boa Vista – Bairro Imperial de São Cristóvão – Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Website: www.museunacional.ufrj.br

Facebook: www.facebook.com/MuseuNacionalUFRJ

Instagram: @MuseuNacional1818

Twitter: @museunacional