A arte, o skate e a música nunca estiveram tão próximos como neste fim de semana no Rio, quando acontece a quinta edição do Arte Core, no MAM. Durante todo sábado e domingo acontecem atividades que incluem diferentes manifestações artísticas das três frentes, ocupando os pilotis, os jardins e pela primeira vez a Cinemateca do Museu. Com programação gratuita para o público de todas as idades , das 10h às 22h.

Este ano o festival conta com a parceria da empresa Somar, que desenvolveu ações sustentáveis, como a utilização de ecocopos e um sistema sustentável para os banheiros. Também será aplicada a coleta seletiva e haverá a capacitação e inserção de pessoas do polo de reciclagem de Jardim Gramacho para reaproveitar a cenografia utilizada. Além disso, os jardins do Museu serão palco da feira Gaia, que terá expositores locais de marcas ecossustentáveis, comercializando produtos reutilizados, reciclados ou de upcycling.

Há quatro anos ocupando os jardins e os pilotis do MAM Rio e ano passado o foyer, pela primeira vez o Arte Core estará presente na Cinemateca do Museu com a exibição inédita do filme “Santo Amaro Era Skatista”, de Felipe Martins. O longa, coproduzido pela GloboNews e Globo Filmes com a Documenta Filmes, conta a história de Ademar Luquinhas, skatista nascido e criado na comunidade de Santo Amaro que teve sua vida transformada pelo esporte. O público terá a chance de assistir ao filme e participar de debate com o diretor e roteirista Felipe Martins e com o skatista em uma sessão sábado e outra no domingo.

A Homegrown, responsável pelo conceito do festival e curadoria das exposições, selecionou artistas de diferentes cidades, que refletem a escolha pela abrangência de técnicas, estilos e linguagens distintas em obras que vão além do spray e grafite, mas transitam entre diversas vertentes estéticas da arte mundial. Os cariocas Alexandre Baltazar, Guilherme Memi, Leandro Pagliaro e o coletivo Fleshbeck Crew, os paulistas Fabiano Rodrigues, Herbert Baglione, Julia Furuyama, Rafael Hayashi, o pernambucano Bozó Bacamarte, a gaúcha Carla Barth e a mineira Criola, pintarão paineis. Já Mario Bands e o Coletivo Muda do Rio de Janeiro e o paulista Renato Custódio farão instalações.

O espaço contará ainda com exposições de gravuras a preços acessíveis: “Expo A3” da qual Bozó Bacamarte e Guilherme Memi também participam junto aos cariocas Bruno Big, João Lelo, Marcio SWK e Ronaldo Land; “Expo Gravuras 04” apresentará o trabalho de artistas mulheres de destaque na arte urbana, como a baiana Ananda Nahu, as cariocas Marianna Cersosimo e Paula Gicovate, a gaúcha Talita Hoffmann, a paulista Fefe Talavera, além de Carla Barth, Criola e Julia Furuyama. Já Mateu Velasco apresenta Coleção de Múltiplos “Visão Dupla”.

No comando das carrapetas, DJ Tamenpi, do Só Pedrada Musical, que assina a curadoria musical do Arte Core, convida os DJs David Tabalipa, Nepal, Zedoroque, Tata Ogan, Tamy e o rapper Bnegão, que farão sets especiais inspirados no jazz dentro da programação musical no sábado e no domingo. Nesta edição, Tamenpi aproveitou o bom momento da nova música instrumental brasileira para trazer a banda paulista Nomade Orquestra e os cariocas da Zé Bigode, que contarão com um grande palco para as apresentações.

A agenda também compreende oficinas ministradas pela SOLTO, com a presença dos artistas Rodrigo Villas, João Lelo, Guga Liuzzi, Mottilaa, Bozó Bacamarte, do fotógrafo Ronaldo Land e do coletivo Fleshbeck Crew, e o 1001 Histórias com Arte apresenta oficinas de criatividade artística para crianças, com dois espetáculos. O festival contará com uma grande praça de alimentação, com food trucks, e o registro dos dois dias de festival ficará a cargo do I Hate Flash.

O Arte Core é uma organização MAM Rio, Homegrown e Agência Macro | Lei de Incentivo à Cultura | Itaipava Premium | Realização Ministério da Cultura, Governo Federal. É apresentado por Itaipava Premium com apoio de TNT Energy Drink, Viação Cometa e Evoke e idealizado pela Homegrown, em parceria com a Agência Macro, também realizadores do projeto junto ao MAM Rio, Só Pedrada Musical, Coletivo XV e Rio Ramp Design.

(Assessoria de Imprensa com edição da Revista 3Sinais.)

Imagens: Divulgação