Adaptação teatral da obra de João Guimarães Rosa com direção de Amir Haddad, faz temporada presencial na Casa de Cultura Laura Alvim. Estreia é dia 05 de março.
Por Assessoria / R3S
O romance “O Grande Sertão: Veredas”, do mineiro João Guimarães Rosa (1908-19670) e publicado pela primeira vez em 1956, é uma clássico da literatura brasileiras e uma das obras mais adaptadas para teatro, filmes e ministreis, além de ser traduzida para muitas línguas e receber diversos prêmios, como o Prêmio Machado de Assis, em 1961. E agora, acaba de ganhar uma versão em monólogo no palco no teatro Sério Porto.
A adaptação e atuação de “Ribaldo” é de Gilson de Barros, com direção de Amir Haddad e faz um recorte sobre os amores do ex-jagunço Riobaldo com as três mulheres que determinaram sua travessia: Diadorim, Nhorinhá e Otacília. Ao rememorar sua trajetória, ele procura entender a valia do seu “pacto com o demo”, tratado na juventude, e se pergunta: “O diabo existe?” Estas questões extrapolam o Sertão, são conflitos universais.
Através do recorte feito sobre a obra de Guimarães Rosa, o monólogo busca jogar luz sobre o papel das mulheres na vida e nos caminhos deste sertanejo, e refletir universalmente sobre a travessia do ser humano pela vida.
O espetáculo estreou em março de 2020, mas por conta da pandemia do Coronavirus, as apresentações presenciais foram suspensas e o monólogo ganhou adaptação para versão online. Agora, com as casas de espetáculo voltando aos poucos e obedecendo os protocolos de segurança, “Riobaldo” está de volta para apresentação com público presente na Casa de Cultura Laura Alvin, em temporada que estreia no próximo dia 5 vai até 27 de março.
Segurança
As apresentações em todas casas de teatro do Rio seguem as normas do Protocolo de Segurança Sanitária da FUNARJ, determinado por lei pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Dentre várias providências, essas medidas incluem a instalação de filtros Hepa (High Efficiency Particulate Air) em todos os equipamentos de refrigeração de seus espaços culturais, os mesmos recomendados para uso em hospitais, laboratórios, nas indústrias farmacêutica e alimentícia e em cabines de segurança biológica.
SERVIÇO
MONÓLOGO RIOBALDO
Local: Casa de Cultura Laura Alvin
Endereço: Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema
Telefone: (21) 2332-2016
Sessões: Sexta e sábado às 20h
Período: 05/03 a 27/03
Elenco: Gilson de Barros
Direção: Amir Haddad
Texto: Gilson de Barros (a partir de “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa)
Classificação: 16 anos
Entrada: R$ 50