Espetáculo narra a vida da imperatriz, principal articuladora da independência do Brasil

Leopoldina pode ser considerada como a principal articuladora do processo de Independência do Brasil. Historiadores afirmam que foi em grande parte graças a ela que o Brasil se tornou uma nação. Segundo ele, a prometida de D. Pedro “abraçou o Brasil como seu país, os brasileiros como o seu povo e a Independência como a sua causa”. Foi também conselheira de Pedro em importantes decisões políticas que refletiram no futuro da nação, como o Dia do Fico. É também considerada a primeira mulher a se tornar chefe de estado de um país americano por reger o país em ocasião das viagens de Pedro pelas províncias brasileiras.

Leopoldina ajudava D. Pedro na orientação política, além de se comunicar com representantes de países estrangeiros com mais desenvoltura, por conhecer mais línguas e ser mais culta do que o marido. A Imperatriz era botânica e mineralogista.

Quer saber mais sobre a vida e importância da Imperatriz? Então vá assistir  ao espetáculo “Leopoldina, Independência e Morte”, em cartaz no CCBB RJ até domingo, 23 de fevereiro.

O espetáculo, protagonizado por Sara Antunes, tem texto e direção de Marcos Damigo.

SERVIÇO

O QUE: Leopoldina, independência e Morte

ONDE: CCBB RJ (Av Primeiro de Março, 66 – Centro

QUANDO: De quarta a domingo, até 23.02, 19h

Ingressos em: http://bit.ly/LeopoldinaCCBBRJ