Espetáculo traduz a arte da literatura para seu campo vivo: o Teatro
Por Assessoria / R3S
O Theatro Municipal de Niterói recebe nos dias 14 e 15 de fevereiro, O TEATRO DE CERVANTES. O espetáculo traz ao público um pouco da atribulada vida e da fantástica obra de um dos maiores nomes da literatura universal, Miguel de Cervantes: um criador apaixonado por suas criaturas.
As coincidências entre Shakespeare e Cervantes são inúmeras, até no que concerne às suas biografias. Os dois são autores contemporâneos, incluídos no rol dos grandes dramaturgos de todos os tempos. Apesar de estar sempre ligado a sua obra prima “DOM QUIXOTE”, Cervantes foi também autor de teatro e tem várias de suas obras dramáticas ainda inéditas em produções cênicas.
Para esta montagem, foram especialmente traduzidos por Beethoven Alvarez (Professor de Língua e Literatura Latina/UFF) dois entremezes de Cervantes: “O Velho Ciumento” e “O Teatro das Maravilhas”; parte da novela “O Nobre Amante”; e trechos de “Dom Quixote de La Mancha”. Essas obras estão intercaladas com texto escrito por Eleusa Mancini com informações acerca da vida de Miguel de Cervantes, desde seu nascimento, infância, juventude, seu amor pelo teatro e pela literatura, até seus últimos dias, quando morre, coincidentemente, no mesmo dia em que morre William Shakespeare.
Amores, paixões, histórias, ventos e tempestades dão a certeza de que este espetáculo traduz a arte da literatura para seu campo vivo: o Teatro, o TEATRO DE CERVANTES.
Dramaturgia, Adaptação e Direção Geral de Eleusa Mancini; Pesquisa Histórica de Lúcia Cerrone; Tradução de Beethoven Alvarez (UFF); Assistência de Direção de Marcos Ácher; Iluminação de Raphael César Grampola; Figurinos de Aline Ciafrino; Cenografia de Diego Ramos; e atuação de: Amaury Lorenzo; Diego Ramos; Giovanna Sassi; Juliano Antunes; Leandro da Matta; Marcos Ácher; Mylene Castro e Sérgio Di Paula; com produção executiva da JULIANO ANTUNES REALIZAÇÕES; Assistente de Produção, Júlia Tavares; Fotografia, Gabi Rodrigues; Arte Gráfica, Marcos Ácher; Vídeo, Marcus Menezes; Documentário, Sérgio Lobato.
SERVIÇO
O TEATRO DE CERVANTES
Datas: 14 e 15 de fevereiro
Horário: 19 horas
Duração: 90 min
Classificação etária: 14 anos
Entrada Gratuita – * Distribuição de ingressos, na bilheteria, 1 hora antes do início do espetáculo. Sujeito à lotação do teatro.
Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 2620-1624