Atividade terá roda de capoeira, makulelê, maracatu, roda de samba, roda de jongo, desfile de moda afro e apresentação da cultura angolana la Sapeur

Por Assessoria

A Biblioteca Parque da Rocinha faz neste sábado uma confraternização em celebração ao Dia Internacional da África, com roda de capoeira, makulelê, maracatu, roda de samba, roda de jongo, desfile de moda afro e apresentação da cultura angolana la Sapeur e encerramento com um grande baile charme, com a presença confirmada do DJ Marcão e convidados.

A cultura e a ancestralidade africana contam com o apoio de movimentos e artistas afro-brasileiros que moram na Rocinha. Segundo o coordenador administrativo da biblioteca, Amaury Cardoso, é a primeira vez que há uma diversidade tão grande de ritmos no espaço. “Teremos vestimentas, performances, além de um grupo de congoleses da cultura La Sape. É um evento para toda a família”, diz Cardoso.

Os “sapeurs” são homens que desfilam nas principais avenidas da República Democrática do Congo Brazzaville e Kinshasa com fatos ocidentais elegantes, acrescentados de um charuto ou do tradicional cachimbo na boca. (Foto: Reprodução/MozLife BETA)

Para o Superintendente de Leitura e Conhecimento da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (SECEC), Pedro Gerolimich, “é fundamental que os movimentos culturais ocupem o espaço da biblioteca e contribuam para a disseminação do conhecimento histórico”.

SOBRE A BIBLIOTECA PARQUE

A C4 – Biblioteca Parque da Rocinha é a terceira de uma rede que a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro vem implementando, com o objetivo de estruturar um novo patamar de atendimento às comunidades do estado.

Inaugurada em junho de 2012, tendo como principais referências as bem-sucedidas experiências implementadas em Medelin e Bogotá, na Colômbia, é um espaço cultural e de convivência, com qualidade física, humana e de serviços.

Com 1,6 mil metros quadrados, a Biblioteca Parque da Rocinha possui cinco andares, nos quais foram instalados uma DVDteca, um cineteatro, uma sala multiuso para cursos, estúdio de gravação e edição audiovisual, setor de internet comunitária, cozinha-escola e café-literário. O seu acervo soma, até o momento, 32.129 itens.

Baseada no conceito de que bibliotecas não devem ser somente espaços silenciosos, mas lugares que se aproximem de centros culturais, a Biblioteca Parque da Rocinha realiza atividades culturais e de promoção de leitura nos mais diversos suportes, visando estimular a produção, a fruição e a difusão das produções artísticas e, especialmente, a viabilização do acesso à cultura.

Endereço:  Estrada da Gávea, 454, Rocinha.

Telefones: 2334-7097/98.

Email:faleconosco.bpr@bibliotecasparque.rj.gov.br

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h