Segundo encontro de violeiros do Rio acontece de 17 a 19 de maio no Centro Arthur da Távola, na Tijuca

Por Jairo Sanguiné

Viola caipira, viola de cocho, viola machete, v iola de pinho, sertaneja, viola de arame, viola nordestina… enfim, são muitas denominações e variações este instrumento que tem a cara da música regional brasileira, ou se preferirem, da música sertaneja de raiz. O instrumento faz parte da cultura musical do Brasil praticamente desde o descobrimento, mas tornou-se muito popular no século XIX, antes da chegada do violão, e resiste até hoje em todos os cantos do Brasil, principalmente em cidades do interior.

Com o objetivo de promover uma agenda cultural no Rio de Janeiro visando a formar público para projetos musicais ligados à viola, acontece entre os dias 17 e 19 de maio, o Segundo Encontro de Violeiros do Rio de Janeiro. A iniciativa é do movimento Rio de Violas, que reúne músicos e produtores culturais de diversas partes da cidade, sob a liderança de Gabriela Góes, Andrea Carneiro, Du Machado, Bruno Reis, Karol Schittini e Henrique Bonna.

O encontro acontece no Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola , na Tijuca, que além de muita roda de viola, terá  feira de artesanato, gastronomia,  recitais e oficinas e rodas ligados à viola brasileira .

O primeiro encontro, em maio do ano passado, teve uma imensa repercussão foi imensa, e os organizadores não esperam nada diferente este ano, que tem o violeiro Ivan Vilela como um dos destaques. Além de violeiro ele é compositor, arranjador, pesquisador e  professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Outro nome bastante conhecido entre os violeiros é Paulo Freire, contador de causos e autor de trilhas sonoras para novelas, séries e o programa “Globo Rural”, da TV Globo. No seu show ele promete contar muitas histórias para encantar o público.

 

PROGRAMAÇÃO

17/05 – SEXTA:

20h Teatro – Show “Rio de Violas” com Andréa Carneiro, Almir Côrtes, Bruno Reis,  Du Machado, Fábio Neves, Henrique Bonna, Olívio Bonna, Marcelo Lopes, Marcus Ferrer e Thiago Pires

 

18/05 – SÁBADO:

14h Jardim – Cantoria de Reis do Céu na Terra

15h Casarão – Renato Caetano

16h Jardim –  Trem Violado

17h Teatro –  Ivan Vilela

18:30h Jardim –  Baile de Viola

19:30h Jardim – Geraldo do Norte

20h Teatro – Paulo Freire

 

19/05 – DOMINGO:

11h Casarão – Duo Barroqueando

13h Casarão –  Oficina “Dez cordas no lugar de cinco pares”  – com Ivan Vilela

15h  Jardim –  Palco aberto

17h Jardim – Roda de Viola

18h Jardim – Caipirando

 

SERVIÇO

O QUE:  2º Encontro de Violeiros do Rio de Janeiro

QUANDO: 17 a 19/5

ONDE: Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola (rua  Conde de Bonfim, 824 – Tijuca)

QUANTO: Teatro e Casarão – 30$ inteira / 15$ meia entrada;  Jardim – Entrada franca com contribuição coletiva.

Apoio:  Maracujá Cultural, Trupiniquim, Raízes do Brasil, Cachaça Crioula e Nau Cultural

Realização e produção:  Movimento Rio de Violas e Centro da Música Carioca Artur da Távola