Exposição-manifesto “Art Naïf – Nenhum museu a menos” abre dia 11 no Parque Lage em favor das instituições culturais e sua liberdade de expressão

Com cerca de 300 obras do Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil, o Parque Lage inaugura, no próximo dia 11  de maio a exposição-manifesto “Art Naïf”, em diálogo com mais 30 artistas de fora da coleção, marcando uma posição da Escola de Artes Visuais do Parque Lage em favor das instituições culturais brasileiras e sua liberdade de expressão.

Os artistas autodidatas trabalham geralmente a matriz popular da cultura brasileira com investidas plurais. Em 2019, faz sentido atualizar essa noção, aliando-se às pautas feministas, antirracistas e às narrativas decoloniais, que revisam as histórias ligadas à formação do país e denunciam o racismo estrutural, causa fundante da desigualdade social que assola o país. Resta o compromisso com o arrojo daqueles artistas que se formaram por uma prática livre. Tais medidas singularizam esta mostra inspirada na EAV Parque Lage, criada em 1975 para ser uma escola de vanguarda, atenta às questões brasileiras e antropológicas, sensíveis às demandas da sua comunidade e de seu tempo.

Para o Núcleo de Ação Educativa, que atuará com o público na exposição, a EAV Parque Lage firmou parceria com o projeto Afrografiteiras, da Rede NAMI. A programação educativa será composta por visitas, debates, oficinas e terá entre os seus principais eixos de debate o racismo estrutural, os preconceitos presentes nas classificações da arte e a diversidade de poéticas e formas de criar dos artistas populares, historicamente marginalizados ou nomeados de ingênuos por críticos, instituições e historiadores.

O programa educativo será composto por mulheres pintoras que debruçam-se sobre uma pesquisa no campo da arte – pensando suas poéticas como exercício de denúncia e transformação social. Artistas com experiência e inserção na arte urbana, que foram convidadas a atuar na exposição como agentes e autoras de processos educativos orientados para promoção de trocas de saberes e para reinvenção, junto ao público, das ideias de arte e cultura vigentes na sociedade.

 

ARTE NAÏF – Nenhum museu a menos

11 maio – 7 julho 2019

Curadoria: Ulisses Carrilho

Cavalariças, entrada e subsolo do Palacete da EAV Parque Lage

Segunda a domingo e feriados . 11:00 – 17:00

Horário estendido – quinta . 11:00 – 20:00

Gratuito . Aberto ao público

 

DEBATES E EDUCATIVO

Aberto ao público | Gratuito

 

Acompanhe a programação:

Visitas Agendadas

Visitas Mediadas

Debates

Seminário: por que as escolas de arte existem?

Parquinho Lage – Arte em Família Especial Arte Naïf

 

Saiba mais sobre a exposição no site da EAV Parque Lage: http://bit.ly/ArteNaif_