Com projeto pioneiro no Brasil, músico Leandro Parisi apresenta-se nas ruas do Brasil tocando um piano acoplado a uma bicicleta
O jornalista e escritor carioca João do Rio (1881-1921) tinha as ruas da cidade como inspiração. Para ele, “a rua tem alma, é um fator da vida das cidades”. Assim como ele, o francês Balzac (1799-1850) também buscava nas ruas a inspiração para seus escritos, e dizia que as ruas de Paris têm “impressões humanas”.
E nas ruas, além de prédios, veículos e passantes, existem seres quase invisíveis, mas que reafirmam de maneira inequívoca as palavras dos dois escritores citados. São os artistas de rua, que têm como palco as esquinas, as praças, as calçadas ou qualquer canto a céu aberto, apresentando-se para quem estiver em suas andanças cotidianas entre um lado e outro da cidade e acabam por desfrutar de um número artístico quando menos espera.
E não há limite para a arte na rua. Quem poderia imaginar, por exemplo, um ciclista andando por aí com piano acoplado à sua bike. Dentro desta lógica surgiu o projeto BianoBike, o primeiro piano sobre rodas no Brasil, idealizado pelo músico mineiro Leandro Parisi, que faz apresentações pelas ruas Brasil a fora. Atualmente está no Rio e fará um show especial na sala municipal Baden Powell, em Copacabana. No reperório, desde ícones da música erudita como Sonata ao Luar e Clair de Lune, passando pelos ares da bossa como Wave e Canto de Ossanha até os clássicos do Rock e Pop internacional com Sweet Child of mine e Billie Jean, o evento e contará com a participação dos cantores Paola Matos, Fred Chico e Glória Diniz.
Após a apresentação, o público será convidado a participar de uma pedalada pela orla de Copacabana até o Arpoador, aonde poderão curtir um pôr do sol ao som da “engenhoca”. Durante o trajeto, haverá 2 pequenas paradas para a apresentação das músicas mais pedidas do repertório para os pedestres. A primeira parada será por volta das 17h40 noForte de Copacabana e a segunda às 18h10 ao lado da estátua de Tom Jobim, no Arpoador, onde o músico costuma fazer suas apresentações.
Sobre o projeto
O PianoBike é inédito no Brasil e, segundo Parisi, a pretensão é que ele seja um difusor da música de rua a partir de sua bicicleta com o piano acoplado, algo que chama muito a atenção das pessoas.
A ideia nasceu em 2012, ao fazer uma viagem à Europa, Leandro Parisi se surpreendeu com a qualidade das ações musicais e artísticas realizadas nas principais cidades turísticas da região. Dessa experiência, brotou o desejo de trazer o que foi observado lá fora para as capitais brasileiras.
Sobre o pianista
Leandro Parisi nasceu em Belo Horizonte / MG, começou seus estudos musicais com 8 anos de idade através de aulas de iniciação musical ao teclado. Aos 14 anos, já tendo em vista carreira profissional, iniciou seus estudos ao piano clássico, aos 18 anos, após terminar o ensino médio, decidiu se preparar para o vestibular de Música.
Cursou composição na UFMG, aonde continuou estudando Piano com a professora Ana Cláudia de Assis por ainda 3 anos. Ao longo de toda sua trajetória sempre tocou em grupos de música popular, nos estilos: Rock, Pop e MPB. Tendo participado de diversos shows em Belo Horizonte, dentre eles podemos destacar: Virada cultura 2016 (banda Gabi Winehouse); Festival de Corais 2015 (coral Canto Encanto); Festival de Corais 2014 (Canto Encanto); Concerto de inauguração da Orquestra Multiplayer (Orquestra Multiplayer)
Atualmente, em suas apresentações, busca mesclar a técnica e o estilo Erudito com a música popular, desenvolvendo arranjos originais de clássicos do Rock, MPB e Pop, sem abandonar de seu repertório grandes compositores eruditos que lhe inspiram, como: Claude Debussy, Beethoven e Strauss.
(Com informações de Assessoria)
O QUE: SHOW PIANO BIKE, com Leandro Parisi e convidados
QUANDO: 27 de janeiro, 16h
ONDE: Sala Municipal Baden Powell (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 360)
PEDALADA: Saída em frente ao teatro após o espetáculo.
SHOW AO PÔR DO SOL: 18h30, no Arpoador