O profícuo cinema argentino ganha mostra na Caixa Cultural
Com dois Oscars de melhor filme estrangeiro e incontáveis prêmios recebidos em festivais internacionais, nossos vizinhos argentinos estão num alto patamar cinematográfico, com uma profícua produção que coloca o cinema argentino entre os mais destacados mundialmente. E mais: para os desavisados, o cinema argentino vai muito além de Ricardo Darìn.
E é justamente um apanhado dessa produção, que evolui a cada ano desde a virada do século, que chega na Caixa Cultural do Rio no próximo dia 7 e estende-se até o dia 19, a mostra Histórias Extraordinárias: cinema argentino contemporâneo, com uma seleção de 23 dos melhores longas e curtas-metragens do país.
Com curadoria de Natalia Christofoletti Barrenha, pesquisadora de cinema argentino, e Agustín Masaedo, programador do Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente (BAFICI), a programação apresenta tanto obras premiadas em festivais argentinos e internacionais quanto produções com sólidas passagens pelo circuito comercial de seu país.
Entre os destaques selecionados, estão o documentário As lindas (2016), da estreante Melisa Liebenthal; os vencedores da Competição Argentina das duas últimas edições do BAFICI A longa noite de Francisco Sanctis (2016), dos também estreantes Andrea Testa e Francisco Márquez; e A vendedora de fósforos (2017), de Alejo Moguillansky; o pioneiro Pizza, cerveja, baseado (1997), de Israel Adrián Caetano e Bruno Stagnaro, considerado o ponto de partida do chamado nuevo cine argentino; e o aguardado Zama (2017), de Lucrecia Martel.
Como em sua primeira edição, as cineastas convidadas são alguns dos atrativos da mostra Histórias extraordinárias . Participam de bate-papos e palestras a premiada diretora Milagros Mumenthaler, a realizadora e atriz Ana Katz e a também atriz Andréa Beltrão. Um dos mais influentes pensadores da cultura argentina atual, o escritor, professor e pesquisador Gonzalo Aguilar também tem presença no evento, com uma palestra sobre cinema argentino contemporâneo.
Mostra Histórias Extraordinárias: cinema argentino contemporâneo
Data: 07/11 a 19/11/2017
Local: Caixa Cultural (Cinema 2) Av. Alm. Barroso, 25 – Centro, Rio de Janeiro
Ingresso: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia)
Site: www.caixacultural.gov.br