Provocação Artística idealizada e realizada por Cristina Fagundes apresenta atores de teatro como peças de museu
Por Assessoria / R3S
A exposição Atores de Teatro – Antes da Extinção do Teatro no Brasil em 2020, que acontecerá nos jardins do Museu de Arte Moderna (MAM), no dia 11 de julho, das 10h às 14h, ao invés de obras de Arte mostrará 20 atores reais de teatro, ao vivo, em poses de atuação, trajando figurinos e identificados com plaquinhas informativas sobre quem eram e o que faziam os atores dessa área artística antes da extinção do teatro no Brasil em 2020. A atriz Priscila Assum, por exemplo, aparecerá como uma obra exposta identificada com a placa “Atriz de Teatro Musical. Obra em Carne e Osso. E Afinação. 1,67m – 37 anos. Já a atriz Flavia Espirito Santo será uma obra identificada com a plaquinha: Atriz como Alaíde em “Vestido de Noiva” – Peça de Nelson Rodrigues. Obra em Carne e Osso. E Alucinação. 1,72m – 37 anos.
As “obras”, que não estão à venda, serão interativas e responderão ao comando sonoro do público. Quem disser “Viva o Teatro!” ouvirá os atores-obra declamarem frases de textos teatrais clássicos de autores como Nelson Rodrigues, Shakespeare, Maria Clara Machado, Alcione Araújo, Tchekhov, entre outros.
“A ideia é mostrar atores de teatro como peças de museu, obras de uma Arte já extinta, para provocar reflexão sobre a atual crise do teatro no Brasil. Precisamos jogar luz sobre todas as dificuldades que estamos enfrentando para fazer teatro devido à pandemia, à falta políticas públicas de cultura e à censura. A minha forma de fazer isso é criando.” diz Cristina, que esteve à frente de outros projetos artísticos diferentes durante a pandemia.
Em maio e junho de 2020, realizou o Clube da Cena Lives que reuniu 43 artistas de teatro entre atores, autores e diretores para encenarem ao todo 30 lives de ficção que aconteciam diariamente nos stories do Instagram. Já em dezembro de 2020 e janeiro de 2021 Cristina encenou seu espetáculo Bastidores, onde a proposta revelava justamente os bastidores de criação de uma peça para o zoom e promovia uma reflexão sobre o fazer artístico em tempos de pandemia. Em maio de 2021, Cristina estreou o manifesto artístico Não-Espetáculo, uma performance ainda em andamento que se propõe a não-realizar um espetáculo toda quarta-feira na porta de um dos teatros fechados do Rio. Sem texto, figurino nem cenário, ela e a atriz Ana Paula Novellino chegam com 2 cadeirinhas e se sentam por 1 hora (tempo médio de um espetáculo) na porta do teatro e não fazem nada. A performance já passou pelos teatros Glaucio Gill, Sérgio Porto, Baden Powell, Villa-Lobos, Café Pequeno e Dulcina.
“Acho que sou boa em ter ideias fora da caixa para o teatro”, brinca a atriz, que em 2013 encenou e dirigiu uma peça teatral que acontecia dentro de um táxi de verdade em movimento. Na trama, três passageiros-espectadores acompanhavam a história dos personagens que entravam no banco de carona durante um percurso que passava por alguns bairros da zona sul do Rio. Na ocasião, a atriz se manifestava contra a escassez de pauta nos teatros administrados pela prefeitura do Rio.
O Museu de Arte Moderna (MAM) fica na Av. Infante Dom Henrique, 85 – Praia do Flamengo. Cumprindo os protocolos sanitários vigentes, os atores estarão usando máscara e pede-se ao público que também as utilize.
Cristina Fagundes é atriz, autora e diretora.
Indicada como Autora ao Prêmio Cesgranrio de Teatro 2019 por seu texto “A Vida ao Lado” e como Diretora ao Prêmio Shell 2019 pelo mesmo espetáculo. Desde 2017 é roteirista para a TV, escrevendo para o Multishow os programas Xilindró, Treme Treme e Baby e Rose – duas temporadas de cada um. Idealizadora e autora do Projeto de Nova Dramaturgia e Encenação Clube da Cena pelo qual teve mais de 40 esquetes encenados desde 2008. Atriz, autora e/ou diretora em mais de 20 espetáculos teatrais, sendo contemplada em diversos Editais e Festivais. Ministrou oficinas na CAL, FUNARTE RJ E DF, Ateliê Artístico do Rio, SESI e na Pós-Graduação de Roteiro da Universidade Veiga de Almeida. Atualmente está em cartaz com a performance Não-Espetáculo.
Serviço:
Atores de Teatro – Antes da Extinção do Teatro no Brasil em 2020
Quando: 11 de julho (domingo)
Horário: 10h às 14h
Local: jardins do Museu de Arte Moderna (MAM)
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Praia do Flamengo
Classificação Indicativa: livre
Valor: gratuito.