Artistas se reúnem a partir das 21h30 para live no canal de Gilberto Gil no YouTube
Por Assessoria / R3S
No dia 1º de março, a partir das 21h30, artistas se reúnem no canal de Gilberto Gil no YouTube para celebrar os 456 anos do Rio de Janeiro e toda renda arrecadada serádestinada a APIB – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.
Tendo como cenários o Museu de Arte Moderna, a Praça Mauá, o Morro da Conceição e o Aterro do Flamengo o evento chama atenção para o combate àCovid-19 nas aldeias da Amazônia e numa live de 2 horas, o público poderáter acesso, gratuitamente, a uma série de depoimentos, vídeos e apresentações incluindo a canção “Aquele Abraço”com Gil e o lançamento da música “Do Guarani ao Guaraná”com o anfitrião baiano, Lenine, DJ MAM, Rodrigo Sha e o Coral Guarani Tenonderã.
O carioca deve boa parcela de sua identidade hospitaleira aos povos Guaranis e Tupinambás, quesãoalegres, guerreiros, apaixonados por música e pela dança. No entanto, estas semelhanças precisam ser renovadas. Com esse espírito de congregação e proteção aos guardiões da floresta, a4ºedição doFestival Demarcação JáRemixsegue trazendovisibilidade às questões indígenas e ambientais.
As comemorações começam, às14h no canal do Facebook do Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola quando DJ MAM, mestre de cerimônias, receberáo compositor Carlos Rennó, e Claudio Rocha Miranda, coordenador do palco de música eletrônica do Rock in Rio, para compartilharem os caminhos da criação de um festival de Economia Criativa tendo como fio condutor a música produzida no Rio. E a partir das 21h30, a live solidária passa a funcionar como um programa de TV onde DJ MAM e músicos ligados àtemática se revezam no canal de Gilberto Gil no YouTube, também reunindo nomes das artes visuais como Oskar Metsavaht, o indígena Denilson Baniwa, Batman Zavareze e a VJ Carol Santana. Esse tributo na data do aniversário reforça os laços históricos da cidade com os indígenas e traz na abertura o Coral Guarani Tenonderã, seguido da principal liderança dos povos originários, Sônia Guajajara.
“O aniversário se propõe a uma retratação da cidade que se fundou sobresangue indígena e reconhece a sua cultura como a sua base étnica. A livetambém é uma retratação do processo colonizador, quando vemos hoje o Papa Francisco abraçar a causa indígena na Amazônia”, observa o idealizador do projeto DJ MAM.
O festival acontece através da Lei Aldir Blanc da Secretaria de Estado de Cultura e é uma extensão da campanha “Demarcação Já”, criada pelo Greenpeace e pelo InstitutoSocioambiental, em 2017, a partir da canção dos compositores Carlos Rennóe Chico César, que se apresentarão na live. Seu videoclipe e remixes lançados nas plataformas digitais por DJs e grandes nomes da MPB como Ney Matogrosso, Zeca Pagodinho, Maria Bethânia, Arnaldo Antunes, BaianaSystem e Criolo jáecoaram mais de 50 milhões de vezes a frase “Demarcação já”.
DJ MAM (foto Beatriz Vital; Criollo (Divulgação) e Lenine (Divulgação)
O CURADOR
Um dos maiores nomes da cena brasileira, DJ MAMganhou o Prêmio Noite Rio de Melhor DJ de MPB /Regional. Sua relação com o Rio é intensa. MAMé o autor da trilha oficial do Rio de Janeiro, “Oba RIO”(tema oficial do Rio de Janeiro, encomendada pela Riotur) e também da canção dos 80 anos do Cristo do Corcovado, “Redentor”, ambas em parceria com Rodrigo Sha, as quais celebram 10 anos de lançamento. O artista é atração de megaeventos como o Réveillon de Copacabana e a festa Rio 450 anos.
O LANÇAMENTO
“Do Guarani ao Guaraná(Jazz Botânico version)”éo trecho da composição “Demarcação Já”nas vozes de Gilberto Gil e Lenine, que ganhou o canto milenar “Nhanderu tenondeguiae”do Coral Guarani Tenonderã, afinado por Nhanderu(Deus). Parceiros háquase duas décadas, DJ MAM e Rodrigo Sha lançam seu novo projeto, JAZZ BOTÂNICO, assinando a produção da música ao lado do trio Manie Gang. A introdução da track traz os dizeres “O Rio éÁrea Indígena”na voz do artista visual indigenista, Xadalu, que háum ano hasteou a bandeira “Atenção: área indígena”no mastro do Museu de Arte do Rio, em plena Praça Mauá, aonde o videoclipe da música serágravado.
Nhanderu tenondeguiae
Jaikuaa nhanderekorã‘i
Ãyreve jareko’i aguã
Ãyreveve hareko’i aguã,
Ãyreve ãyreve.
Tradução:Todas sabedorias que mantemos vem do nosso pai supremo e assim mantemos até hoje e assim mantemos atéhoje.
Ouça“Do Guarani ao Guaraná(Jazz Botânicoversion)”: http://bit.ly/2NF5Klj
OBS: A música será lançada, junto com seu videoclipe, no dia 19 de março no álbum de estréia do Jazz Botânico.
SERVIÇO
Evento:Festival Demarcação já Remix Edição “Aniversário do Rio de Janeiro”
Data:1º de março | Acesso: Gratuito
Onde: Facebook do Centro de Referência da Música Carioca Artur daTávola
Horário: 14h
Onde: Canal do Gilberto Gil no YouTube
Horário: 21h30às 23h30