Circuito terá oficinas online e gratuitas voltadas para a formação básica de uma nova geração de produtores culturais com atuação em favelas e regiões periféricas.

O Circuito ANF Abre Caminho para a Cultura é um ciclo de quatro oficinas online e gratuitas voltadas para a formação básica de uma nova geração de produtores culturais com atuação em favelas e regiões periféricas. Os temas debatidos são: Desafios da produção cultural nas periferia, Como construir um orçamento de projeto cultural? Cultura e conteúdo para as redes sociais e Introdução à captação audiovisual. Os palestrantes são profissionais e especialistas nas áreas propostas. A formação online começou no último sábado de fevereiro (27) e vai até o final deste mês. Terá certificado para quem participou de 3 encontros. Para quem não conseguiu fazer a inscrição em breve todos os vídeos com as oficinas estarão no canal do Youtube da ANF.  O Circuito ANF Caminho para a Cultura é realizado pela ANF – Agência de Notícias das Favelas, através do edital Cultura Viva RJ,  da Lei Emergencial Aldir Blanc.  Contaremos com a atuação de um colaborador especialista na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para possibilitar o acesso apessoas com deficiência auditiva.

O prazo para as inscrições será até 25 de fevereiro pelo formulário: em: https://bit.ly/2Ng0Z1A

 

▶Veja a programação:

27/2 – Desafios da produção cultural nas periferias –  Ellen Serra: Quais são os principais desafios da cultura periférica? Como estão os trabalhadores e trabalhadoras da cultura em meio à pandemia? A poeta e produtora cultural Ellen Serra vai falar conosco sobre a sua longa experiência de atuação nas artes cênicas e na gestão e produção de projetos culturais. Sobre como a poesia e a dança se conectam e quais são os anseios da juventude que participa de projetos culturais e artísticos nas favelas. Quais os sonhos e barreiras desses jovens artistas?

6/3 – Como construir um orçamento de projeto cultural? –  Hannah Cavalcanti: Quem tem medo de orçamento? Entenda como aprimorar a parte mais delicada de um projeto cultural ou social, o orçamento. Vamos entender um pouco mais como preencher corretamente uma planilha orçamentária e sua relação com o projeto como um todo, ou seja, o cronograma e a equipe. Se você já produz seus próprios projetos e sonha em ser contemplado em editais, tudo o que precisa é de um projeto bem estruturado, então não perca essa oportunidade.

13/3 – Cultura e conteúdo para as redes sociais –  Jota Marques: Vamos conversar sobre como produzir conteúdo para redes sociais discutindo os temas de juventude, representatividade, favela, educação, cultura e política. Jota Marques, professor e influenciador digital, vai falar de suas experiências nas redes e dar dicas criativas para quem está começando a movimentar as suas. Como a produção cultural da periferia pode criar estratégias e ferramentas para potencializar a comunicação de suas iniciativas?

20/3 – Introdução à captação audiovisual –  Patrick Granja:  Produzir e financiar obras

audiovisuais são os maiores desafios para quem produz vídeos e filmes nos tempos atuais. Escolher os personagens, investigar as histórias, captar imagens que reflitam as narrativas que se pretende reportar; hoje, para se virar e pagar as contas, o videomaker precisa de habilidade para passar por todos esses processos e, não obstante, estar constantemente criando conteúdos originais e gerando receita para sobreviver com dignidade.