Com imagens raras, documentário dirigido por Tainá Menezes traz depoimento de personalidades que fizeram parte da história do icônico espaço cultural da Lapa

Por Jairo Sanguiné / R3S

Quem já passou pelos famosos arcos da Lapa, com certeza já viu “a lona”.  Aquele é o Circo Voador, tradicional espaço cultural do Rio de Janeiro. A história do Circo é longa e se confunde com a própria história do rock brasileiro, desde que foi criado na praia do Arpoador em 1982. A ideia surgiu de dentro de grupos alternativos de teatro como o Asdrúbal Trouxe o Trombone, grupo formado por Perfeito Fortuna, Patrícia Travassos, Evandro Mesquita, Regina Casé, Luis Fernando Guimarães e dirigido por Hamilton Vaz Pereira, que criaram uma estrutura para diversas manifestações artísticas populares, shows e espetáculos teatrais.  Para o lançamento, fizeram  uma passeata por Ipanema  anunciando a chegada de uma lona cultural na beira da praia para animar as tardes quentes do verão de 1982 com shows de artistas e bandas ainda pouco conhecidos, como Blitz, Barão Vermelho (com Cazuza) e Paralamas do Sucesso. A proposta inicial era de que o Circo deveria ficar apenas um mês no local mas acabou ficando por três.

 Primeira estrutura do Circo Voador, na praia do Arpoador.

Para dar continuidade ao projeto, naquele mesmo ano de 1982 a Prefeitura cedeu um terreno junto aos  Arcos da Lapa para a construção do Circo Voador, e que acabou se transformando num verdadeiro polo cultural e em defesa da liberdade para a arte….isso em plena ditadura militar. Ali foi o berço do novo rock brasileiro, com apresentação de bandas recém criadas  como Legião Urbana, Titãs, Kid Abelha,Capital Inicial, Ira e Ratos do Porão,  além de artistas consagrados como Caetano Veloso, Raul Seixas, Tim Maia e Gilberto Gil.

TRAILLER DO FILME

“Tudo está difícil? Então vamos fazer um circo que voa” (Hamilton Vaz Pereira)

 

No entanto, em 1996, o então prefeito Cesar Maia cassou o projeto e mandou demolir a estrutura, gerando inúmeros protestos de toda classe artística carioca. Somente em 2002, a partir de uma ação popular movida pela produtora Maria Jucá, teve o seu direito teve que reconstruí-lo, e o Circo foi finalmente devolvido e aos produtores e funcionários em 2004. Atualmente é administrado pela organização não governamental “Associação Circo Voador” de forma independente, com recursos próprios.

Circo Voador – A Nave, documentário dirigido por Tainá Menezes e que chega nesta sexta, 20, às 16h20, no Youtube, conta toda trajetória do Circo recheado de depoimentos de artistas como Gilberto Gil, Evandro Mesquita, Frejat, Marcelo Nova, Tom Zé e mais de 50 personalidades que fizeram parte da história do Circo Voador. Imperdível para quem quiser conhecer a rica história do vibrante rock brasileiro dos anos 80 e do próprio movimento cultural carioca.