Dia Internacional dos Museus tem programação intensa no Museu da República
O dia 18 de maio é consagrado ao Dia Internacional dos Museus, e para comemorar a data está acontecendo no Museu da República (Catete) até o próximo sábado a 17ª Semana Nacional dos Museus, com uma intensa e inédita programação com seminários, novas exposições, oficinas e palestras par celebrar o tema “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”.
O tema, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), inspira diálogos com permanências, singularidades e inovações. Segundo os organizadores, trata-se de um momento propício para fomentar debates no campo museal, para estimular a realização e o desenvolvimento de projetos e atividades museológicas.
O conceito de núcleo contido no tema da Semana, assim como o de tradição, sob uma perspectiva antropológica e sociológica, não possui um sentido único. É com base nessa pluralidade de possibilidades e de tradições que o Museu da República propõe sua programação para a Semana Nacional de Museus.
O Rio de Janeiro tem mais de 50 museus espalhados pela cidade e dedicados aos mais diversos temas.
Confira a programação dos próximos dias
15/05/2019 – das 18h às 18h30 (quarta-feira)
NOVA DATA: 29/05/2019 – das 18h às 18h30 (quarta-feira)
ADIADO! Mesa-redonda do Seminário: Haja hoje para tanto ontem – O que a abolição não aboliu.
Debatedores: Marcelo Dias, dirigente nacional do Movimento Negro Unificado (MNU) e coordenador da Frente de Juristas Negras e Negros do Estado do RJ, e Mônica Lima, professora do Instituto de História e coordenadora do Laboratório de Estudos Africanos (LEÁFRICA) da UFRJ.
16/05/2019 – às 11h (quinta-feira)
NOVA DATA: 29/05/2019 – das 18h30 às 20h30 (quarta-feira)
Inauguração da exposição “Palácio, Presidência, Museu”.
Primeira etapa da nova exposição sobre a História do Palácio do Catete, desde sua fundação até tornar-se Museu da República. A nova exposição que tratará em três etapas a história do Palácio do Catete – como residência, presidência e museu – traz peças do acervo do Museu da República até então preservadas em sua Reserva Técnica e Arquivo Histórico e Institucional. A mostra celebra, também, a aquisição do quadro “Barão e Baronesa de Nova Friburgo”. Esta primeira etapa desdobra o contexto história do Palácio do Catete no século XIX.
17/05/2019 – às 15h (sexta-feira)
Lançamento de publicações da coleção “Documentos Museológicos”
Nesta tarde de sexta-feira, serão lançadas as seguintes publicações, seguidas de mesa de autógrafos:
República em Documentos: série documentos arquivísticos nº 2. Documentos Cartográficos
República em Documentos: série documentos museológicos nº 2. Compromisso Constitucional.
República em Documentos: série documentos museológicos nº 3. A Pátria.
República em Documentos: série documentos museológicos nº 4. Coleção de Alegorias.
República em Documentos: série documentos museológicos nº 5. Jardim Histórico do Museu da República.
17/05/2019 – das 18 às 20h (sexta-feira)
Cineclube Silvio Tendler – Nosso Sagrado
O Cineclube Silvio Tendler – Museu da República de maio de 2019 traz o documentário “Nosso Sagrado”, de Fernando Sousa, Gabriel Barbosa e Jorge Santana, para abordar a atuação do estado ao longo da história republicana do Brasil frente aos ritos religiosos afro-brasileiros.
O filme investiga a perseguição e o racismo religioso mais especificamente contra o Candomblé e a Umbanda, que foram criminalizados na Primeira República e na Era Vargas. Durante esse período, objetos litúrgicos de religiões afro-brasileiras foram apreendidos pela polícia. As peças sagradas da Umbanda e do Candomblé foram designadas como “Coleção Magia Negra” e ainda hoje estão mantidas no Museu da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.
A partir da fala de religiosos, pesquisadores e ativistas, o documentário busca entender a importância do acervo de religiões de matriz africana, a luta pela sua libertação e os efeitos do racismo religioso.
18/05/2019 e 19/05/2019 – das 10h às 20h (sábado e domingo)
Festival do Café
Oficinas e palestras com baristas e estudiosos do café oferecidas ao público do Museu da República nos jardins do Palácio do Catete.
18/05/2019 a 18/08/2019
Exposição “#MUSEUdeMEMES: A política dos memes e os memes da política”. A exposição é resultado das pesquisas desenvolvidas para o Simpósio #MUSEUdeMEMES, que ocorre entre 29 e 31 de maio no Museu da República, e apresenta um conjunto de memes e obras, digitais e analógicas, que discutem a relação entre memes e o universo da política, das campanhas eleitorais ao ativismo, do humor satírico à questão das fake news. A exposição será inaugurada no dia 18 de maio.
19/05/2019 – às 16h (sábado)
Performance “Manual Derivado”, com Fernanda Nicolini
A performance reflete, através do diálogo entre a artista e o público, sobre os saberes manuais esquecidos dando lugar a tecnologia e estabelecendo outras relações entre tempo e conhecimento. Tudo acontece enquanto são manipulados fios eletrônicos descartados. Manual Derivado propõe uma pausa e o encontro físico para o autoconhecimento e a consciência coletiva de nossa sociedade.
SERVIÇO:
O QUE: 17ª Semana dos Museus
ONDE: Museu da República (Rua do Catete, 153 – Catete) – Telefone: (21) 2127-0324
QUANTO: A programação da 17ª Semana Nacional de Museus é gratuita, à exceção da entrada nas exposições Palácio, Presidência, Museu e #MUSEUdeMEMES, que seguem a política de preços da bilheteria do Palácio do Catete (R$ 6,00 (entrada franca às quartas-feiras e aos domingos)Funcionamento:
De terça a sexta-feira*, das 10h às 17h (*Quartas-feiras: Em atendimento à Lei Municipal 6278/2017, que versa sobre horário exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, informamos que o horário de visitação nas quartas-feiras será: das 10 às 11 horas – Horário exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, e das 11 às 17 horas – Visitação regular.)
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h.
Horário do Jardim: diariamente, das 8h às 18h.
mr@museus.gov.br
museudarepublica.museus.gov.br