O Rio no circuito mundial do Jazz
Por Jairo Sanguiné, com assessoria
O Rio de Janeiro entrou definitivamente no circuito do jazz mundial com a chegada, em 2017, do Blue Note, localizado no charmoso complexo Lagoon, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Trata-se simplesmente do Jazz Club mais exclusivo do mundo e considerado patrimônio cultural de Nova Iorque, onde foi criado em 1981 por Danny Bensusan. A partir daí ganhou o mundo: tem clubs no Japão (Tóquio e Nagoia), Itália (Milão), China (Pequim), além dos estados de Califórnia e Havaí, nos EUA. Espaço de música por excelência, ao longo desses quase quarenta anos, já recebeu em seus palcos lendas do Jazz e Blues, como passaram nomes como Ella Fitzgerald, B.B. King, Tony Bennett, Ray Charles, Sarah Vaughan, Stanley Jordan, Quincy Jones e George Benso, sem falar nos grandes nomes que saíram da plateia diretamente para o palco para jams históricas, como Sting, Keith Richards, Stevie Wonder e Ray Charles.
E no Rio não é diferente. Grandes nomes da música nacional e internacional já pisaram naquele palco simpático, como Chick Corea, Chris Botti, Maceo Parker, Baby do Brasil, Hermeto Pascoal, João Donato, Sérgio Mendes entre tantos.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
QUARTA, 27/2 – 21h
ROSANA SABENÇA
Cantora, carioca e compositora, com um “swing” dos mais brilhantes, Rosana Sabença impressiona platéias dos mais variados gostos musicais. Começou sua carreira no final dos anos 80, participando de festivais e apresentações em programas de televisão, sempre com seu sensacional balanço sob a influência da MPB, do Jazz e da Bossa Nova.
Agora ela está fazendo uma tour com seu novo CD “Plural”, com parceiras com José Carlos Poleshuck e com Gilson Peranzzetta. Rosana Sabença segue a trilha da música, produz , interpreta e assina a direção musical desse projeto juntamente com Dudu Viana (arranjador do CD).
QUINTA, 28/2, 20h
INDIANA BLUE
Indiana Blue é um power trio carioca, que faz um mistura de Blues e Rock. Dentre suas principais influências estão os mestres do blues Freddie King, John Lee Hooker, Eric Clapton e Stevie Ray Vaughan, assim como grandes nomes do Blues e Rock nacional, como: Erasmo Carlos, Raul Seixas e o saudoso e inesquecível Celso Blues Boy, artista este, que influenciou diretamente o nome da banda – inspirado no álbum “Indiana BlueS”.
A banda iniciou-se a partir da ideia de um projeto entre o baixista, Arthur Fernandes, e o baterista, Cláudio Guerrero, que juntos formavam a cozinha, baixo e bateria, de outra banda carioca chamada Bandanna Blues. No final de 2015, Murilo foi convidado para juntar-se a eles, e rapidamente o projeto consolidou-se como banda.
No final de 2016, o baixista Arthur acabou mudando-se para o exterior e Cláudio convidou o amigo de longa data Cristiano Oliveira, baixista com quem tocou nos anos 2000 na saudosa banda Garganta Seca, para juntar-se ao Indiana Blue.
Além de um repertório recheado de clássicos do Blues e do Rock, a banda também tem composições próprias.
QUINTA, 28/2 – 22h30
T-BONES
Idealizado e formado pelos músicos Sérgio de Jesus e André Câmara, em Setembro de 2016, com intuito de fomentar a música instrumental Brasileira. Sua formação conta com dez músicos de extrema experiência que apresentam sua musicalidade através da sonoridade do Trombone de vara e a fusão dos instrumentos de base: Piano, Baixo Acústico e Bateria, os seus Arranjos especialmente adaptados tornando acima de tudo um desafio que abre a possibilidade de timbre com um som sublime, que é logo percebido pelo público.
Os arranjos em sua grande maioria foram especialmente adaptados pelo maestro e trombonista Rafael Rocha com harmonias e influências de grandestrombonistas, como o Maestro e compositor, Vittor Santos, patrono da Orquestra. Seguindo este conceito de construção da identidade da música instrumental brasileira e da valorização de nossa música o repertório conta com clássicos da MPB essência de nossas raízes, que encantam a todos ao som dos trombones.
FIQUE LIGADO:
SESSÕES DOS SETS ARTÍSTICOS: 20h e 22:30hrs
Membros do clube de fidelidade do Blue Note têm descontos de até 20% nos ingressos – Clique aqui e faça parte do club mais exclusivo do Rio de Janeiro!
VALORES:
Setor Único: R$ 120,00 | inteira – R$ 60,00 | meia
ATENÇÃO: Setor único: adotamos o modelo “first come, first served”. Assim, chegue cedo para garantir o seu lugar. Mesas marcadas apenas para Membros do Blue Note Rio Club pelo canal de relacionamentos.
Horários de entrada e saída do Club conforme padrão internacional do Blue Note:
Primeiro set: abertura do clube às 19h. Após o término, o público deverá deixar o salão em até 30 minutos.
Segundo set: a entrada do público na varanda da casa será liberada a partir das 20:30 sujeita a lotação. Às 22:00, será liberada a entrada no salão.