Cris Pereira traz ao palco do Fashion Mall o “Stand Up Bagual do Gaudêncio”

Tá Locooo! Agora me caiu os butiá dos bolso. Não é que o maior bagual do Rio Grande do Sul, o Gaudêncio, vai apresentar seu show aqui no Rio de Janeiro? Verdade verdadeira, o comediante gaúcho Cris Pereira irá apresentar ao público carioca, dias 16 e 17 de novembro, no teatro Fashion Mall, em São Conrado, o espetáculo que está fazendo o Brasil inteiro rir muito: o “Stand Up Bagual do Gaudêncio”.

Gaudêncio, um dos muitos personagens criados e interpretados por Cris, é o típico gaúcho do interior: bigodão que mais parece uma taturana, vive de bombacha e com uma cuia de chimarrão na mão, fala o que pensa (às vezes é mais grosso do que parede de igreja), carece de paciência, odeia perguntas óbvias e cretinas (pra cada uma sempre tem uma resposta bem bagual). Na cidade grande, então, ele fica mais assustado que guri em cemitério. E ainda viaja pelo Brasil numa velha Belina Del Rei, que atende pelo sugestivo nome de “Possante”. Com tudo isso, o taura (outra variação para o termo bagual) ainda é casado, e com uma mulher que é praticamente uma santa, a Singela, companheira de todas as horas. Mas ele já avisou na entrevista exclusiva que concedeu à Revista 3Sinais (leia abaixo), que ela não virá ao Rio, segundo ele porque precisa “averiguar o terreno carioca” antes de trazer a bela à cidade maravilhosa.

A história que o Gaudêncio vem contando nos palcos deste Brasil a fora se passa exatamente no Rio de Janeiro, por isso o espetáculo em terras cariocas tem tudo para ser especialíssimo, ou como dizem lá no Rio Grande, um espetáculo pra lá de especial!

 

CRIADOR E CRIATURA EM ENTREVISTAS EXCLUSIVAS PARA A REVISTA 3SINAIS

A Revista 3Sinais fez entrevistas exclusivas com o ator Cris Pereira, criador, e com sua criatura, o bagual Gaudêncio. Leia e divirta-se:

 

TRES PERGUNTAS PARA CRIS PEREIRA

REVISTA 3SINAIS – Fale sobre o processo criativo dessa figura impagável e bagual que é o Gaudêncio?

CRIS PEREIRA – O Gaudêncio, assim como meus outros personagens surgiram da inspiração de várias pessoas em várias situações do cotidiano, e o Gaudêncio foi inspirado nessas figuras, nesses bonachões que falam o que pensam, que não tem papas na língua. Ele é aquela pessoa que pensa alto e deu ruim e depois tenta disfarçar mas não perde a forma tosca de ser. E o que é legal é que as pessoas se identificam muito com isso e o Gaudêncio acaba sendo aquela referência, quer dizer, as pessoas usam o Gaudêncio, mandam vídeos dele para os amigos para que, indiretamente, esses amigos se identifiquem com aquela situação. Eu acho muito especial isso, tu criar um personagem em cima de situações e pessoas específicas, o que acaba permitindo a pessoa a rir dela mesma, e quando a pessoa ri dela mesma, isso significa que ela se identificou muito com o personagem e eu acho que esse é o meu objetivo, ou seja, fazer as pessoas rirem e depois pensarem, “caramba, mas eu já vivi isso…”

 

REVISTA 3SINAIS: O que o público carioca pode esperar desse espetáculo no Fashion Mall?

CRIS PEREIRA: Será um espetáculo muito especial pro Rio de Janeiro, porque a principal história do Gaudêncio, independente da cidade onde eu apresento o Gaudêncio, é a busca de Odete, que acontece exatamente no Rio de Janeiro. Ou seja, em cada cidade que eu me apresento eu conto essa história do Gaudêncio no Rio de Janeiro. Então, contar essa história no estado onde aconteceu a principal história dele, é muito bacana. Certamente vou me sentir muito em casa, e o público pode esperar um espetáculo em que a gente se diverte muito em cena. Eu me divirto muito. E tem o seguinte também, eu não valorizo a cadeira vazia, eu valorizo a cadeira ocupada, quer dizer, independente do público que estiver assistindo, seja dez pessoas ou seja sold out , lotação, as pessoas vão receber o mesmo espetáculo de um ator que ama muito o que faz e que tem um carinho muito especial por esse personagem chamado Gaudêncio.

REVISTA 3SINAIS: Como tem sido apresentar o Gaudêncio fora do Rio Grande? O público se diverte muito com as piadas gaudérias? O gaúcho parece falar uma língua própria…

CRIS PEREIRA: Por mais que eu mantenha esse tradicionalismo, esse elemento caricato gaudério, as histórias que eu sempre pesquiso e seleciono para entrar no Stand Up Bagual, são de entendimento geral. É óbvio que o Gaudêncio vai falar algumas palavras que são bem regionais mas que são de fácil entendimento. Quando estou fora do Rio Grande do Sul eu gosto de brincar de explicar, e sempre digo, “bom, pra quem não sabe…” . Eu gosto disso. Por outro lado eu sempre me preocupei com as falas dos personagens, pois eles são apresentados em nível nacional. Nunca criei um personagem ou espetáculo para ser compreendido apenas na região, no Rio Grande do Sul. Sempre o faço preocupado com o geral, então, por mais gaudério que seja o Gaudêncio, por mais que ele não vá perder esse “xucrismo” dele, haverá entendimento geral, nacional de tudo o que ele fala.

 

TRES PERGUNTAS CRETINAS PARA O BAGUAL GAUDÊNCIO

PERGUNTA CRETINA: Irá para o Rio de avião ou na sua Belina Del Rei mesmo, o famoso possante? Podia aproveitar e fazer um bico de Uber bagual nos morros cariocas…

RESPOSTA BAGUAL: Ô tchê! Bagual que é bagual gosta de ver o versa passar, a poeira levantar … então me vou com meu possante! Ele já rodou o mundo, uma viagem a mais ou a menos pra ele não faz diferença! E é claro que já vou fazer uns bico de UBER BAGUAL pra pagar a viagem … e os morro do RJ vão ver o poder da minha BELINA … TÁÁÁ LOOOCO!

PERGUNTA CRETINA: O que pediu pra ter no camarim? Frutas da estação, toalha branca, sushi…?

RESPOSTA BAGUAL: Tu tá de sacanagem comigo né compadre? DEUS QUE TE LIVRE ter essas frescurite no camarim, muito menos sushi … RAPÁIZ DO CÉU! É picanha suculenta, costela no espeto, maionese de batata, mate amargo, torresmo, rapadura e cachaça do alambique pra dar um brilho nos olho antes de entrar em cena … TÁÁÁ LOOOCO!

PERGUNTA CRETINA: Você pretende apresentar a Singela para os cariocas? Vai à praia com ela? Olha que os cariocas…

RESPOSTA BAGUAL: Ahh… vão toma um aplauso na orelha se se passarem com ela! Então … pra não ter problemas, dessa vez ela fica no SUL pra eu averiguar o terreno, na próxima ela vem … TÁÁÁ LOOOCO!

 

O QUE: Stand Up Bagual do Gaudêncio, com Cris Pereira

ONDE: Teatro Fashion Mall, Sala II   (Estr. da Gávea, 899 – São Conrado)

QUANDO: 17 E 18/11/2018 (sábado, 20h, domingo, 19h

QUANTO: r$70,00

Duração: 60 minutos

Classificação: 12 anos