Mostra traz 70 filmes do icônico ator e diretor do cinema mudo com acompanhamento musical durante sessões
Considerado o maior rival de Charles Chaplin, Buster Keaton era um cômico que não ria. Seu impassível personagem mantinha o mesmo semblante, independente da cena. “O grande cara de pedra” e “O homem que nunca ri” eram expressões comuns utilizadas pelos críticos. Keaton respondia afirmando que, ao não modificar sua expressão, o espectador projetaria nele suas aspirações sentimentais, sensoriais e morais.
Mas mesmo não rindo, Joseph Frank “Buster” Keaton (1895-1966) fazia todos rirem com suas comédias mudas. E são essas comédias que estarão reunidas na mostra “Buster Keaton – O mundo é um circo”, que entra em cartaz neste dia 26 de setembro no CCBB do Rio. Trata-se da maior retrospectiva já feita no Brasil sobre a obra do ator, produtor, diretor e roteirista norte-americano, considerado pela crítica especializada um dos principais realizadores da história do cinema. A programação contempla os principais momentos de sua carreira, desde a fase inicial, na década de 1910, até os últimos trabalhos, já nos anos 1960. São quase 50 títulos no total, entre curtas e longas, mudos e falados, com ênfase na filmografia dos anos 1920, considerada sua fase de ouro, em que produzia, dirigia e atuava. Entre as atrações da mostra está a realização de 3 sessões com acompanhamento musical ao piano e a realização de curso, debate e aula magna.
A mostra do icônico artista contará, além da filmografia completa do início da carreira, de 1917 a 1930 – quando se tornou o maior astro do cinema mudo, junto com Charles Chaplin, masterclass, debate e livro-catálogo. A produção da mostra é da Lúdica Produções, com curadoria do pesquisador Ruy Gardnier e do produtor e realizador Diogo Cavour.
Acompanhamento musical, uma experiência dos primórdios do cinema
O grande diferencial a mostra é o acompanhamento musical ao vivo durante 12 sessões com o pianista Cadu Pereira especializado na execução de filmes mudos. O público terá, assim, uma rara oportunidade de experimentar como se assistia a filmes no início do século XX.
Veja a programação oficial no site do evento: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/buster-keaton-o-mundo-e-um-circo/
O QUE: Mostra Buster Keaton – O mundo é um circo
QUANDO: 26 de setembro a 14 de outubro, das 9h às 21h (consultar horário de cada atividade)
ONDE: Centro Cultural Banco do Brasil ( Rua Primeiro de Março, 66 – Centro)
QUANTO: Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Horários da Bilheteria: Das 9h às 21h.