Programação tem a Elza Soares, Tom Zé e João Bosco entre as atrações

A música brasileira em primeiro plano. Uma série de shows, intervenções urbanas e mesas de debates. Artistas e personalidades com participação importante não somente na música popular brasileira, mas nas discussões que permeiam a contemporaneidade. Assim podem ser resumidas as atividades do o TOCA > Toda Canção, que acontece entre os dias 20 e 23 de abril de 2018, com uma programação diversificada em locais como as Praças Mauá e Tiradentes, os Teatros Rival Petrobras, Riachuelo Rio e Municipal Carlos Gomes, o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB).

A intenção é ocupar o centro da cidade, região de efervescência cultural e musical, ponto de encontro de um público que busca atividades ao ar livre ou dentro de espaços tradicionais, em teatros, casas de shows, ou museus. Para isso, o TOCA > Toda Canção contará com uma agenda intensa de atrações, com a participação de nomes como Elza Soares, em sua última apresentação do aclamado show “A mulher do fim do mundo”; João Bosco, um dos mais importantes compositores nacionais, lançando seu mais novo trabalho, “Mano que Zuera”; e o grupo BaianaSystem, que tem arrastado multidões para os seus shows.

A programação, que conta com a curadoria dos multimídias Pedro Luís e Alfredo Del-Penho e direção geral de Andréa Alves, ainda traz show da cantora e compositora Joyce Moreno; o lançamento do CD “Caipira”, de Monica Salmaso; o incomparável Tom Zé; Larissa Luz, um dos nomes de destaque da nova safra de cantoras com seu show “Território Conquistado”; o pernambucano Almério e seu show “Desempena”; uma dobradinha de Nei Lopes e Alfredo Del-Penho em show inédito; entre outros encontros musicais e performances que acontecerão ao longo do festival.

1º CONCURSO DA CANÇÃO

Toca aí!

Com o objetivo de valorizar e divulgar a música brasileira e seus compositores, o “1º Concurso da Canção” faz parte da programação do TOCA – Toda Canção e irá selecionar músicas inéditas com letras em português e temática livre. Voltado para qualquer pessoa com mais de 18 anos e residente no Brasil, o concurso visa estimular a produção musical.

Na primeira etapa, as canções inscritas serão julgadas pelos curadores do festival, o cantor, compositor e diretor musical Alfredo Del-Penho e um dos grandes nomes atuais da MPB, Pedro Luís. Após a divulgação dos 12 primeiros finalistas, as três canções vencedoras serão escolhidas através do voto popular pela internet e dos próprios finalistas em três composições concorrentes.

Três composições serão selecionadas ao final do concurso para gravação e divulgação nas plataformas digitais e, também, interpretação de artistas que compõem a programação de shows do festival. As inscrições serão realizadas através do site do TOCA, onde também está toda a programação: http://www.todacancao.com.br/.