Tropicália, o Musical chega à sala Baden Powell neste sábado

O movimento tropicalista completa 50 anos e não para de receber homenagens no Rio de Janeiro. Neste sábado, 23, o espetáculo Tropicália, o Musical, chega na sala municipal Baden Powell, em Copacabana, para apresentar , em forma de leitura dramática pela atriz Denise Telles-Hofstra, autora do texto e diretora, os princípios e o universo poético deste icônico movimento artístico brasileiro que sacudiu o universo da música, da poesia e das artes nos anos 60.

 

O elenco é composto por uma equipe de artistas-pesquisadores formada por atores, bailarinos, cantores e músicos que desenvolvem trabalhos autorais e participam de todo o processo da pesquisa, entre eles: Úrsula Baldanza, Suzana Rosa, Rick de La Torre, Raphael Gaspar, Luíza Breves, Iza Lanza, Fabiano Nunes e diversos convidados especiais, entre eles: Júlia Vargas, Cláos Mozi e banda Giras Gerais, Mário Broder, Guilherme Fleming, Paulo Sabino, entre outros. Logo após o espetáculo haverá um breve debate sobre os ecos do Tropicalismo nos dias de hoje.

 

O texto é estruturado a partir de depoimentos históricos e relatos inéditos sobre a Tropicália, estabelecendo diálogos com o pensamento de seus principais expoentes, como Hélio Oiticica, Lygia Clark, Jorge Mautner, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Rita Lee e os Mutantes, Glauber Rocha, Zé Celso e o Teatro Oficina, e de outros inspiradores deste conceito, como os poetas concretos e os diversos artistas do manifesto da Semana de Arte Moderna , como Oswald e Mário de Andrade, propondo releituras destes a partir das obras de diversos criadores e pensadores da arte contemporânea.

 

Segundo a autora, o texto “dialoga com conceitos filosóficos e estéticos da arte contemporânea. A concepção de direção foca nas questões despertadas pela Tropicália como uma experiência atemporal, mas que ao mesmo tempo reflete sobre a história do nosso país”.

 

Tropicália, o Musical
Onde: Sala Municipal Baden Powell (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 360 – Copacabana)
Quando: 23 de setembro, 20h
Ingressos: R$ 50 | R$ 25 (Meia e lista amiga)

 

Imagem: divulgação