A sétima edição da ArtRio, considerada um dos principais eventos de arte da América Latina, inicia nesta quinta-feira, na Marina da Glória, com uma série de mudanças, incluindo um formato novo para visitação das 70 galerias. Mais do que uma feira de reconhecimento internacional, a ArtRio é uma grande plataforma de arte, com atividades e projetos que acontecem ao longo de todo o ano para a difusão do conceito de arte no país, solidificar o mercado e estimular o crescimento de um novo público.

 

“Essa edição da ArtRio vai trazer uma série de mudanças, buscando apresentar uma feira extremamente consistente e madura, em total adequação as demandas do mercado face a um evento desse porte. Teremos mais integração entre os programas e galerias, oferecendo uma melhor visitação e circulação. O novo espaço vai permitir ainda a realização de novos programas curados, que sempre trazem um frescor e novas possibilidades de leitura da arte”, indica Brenda Valansi, presidente da ArtRio.

 

Neste ano, a ArtRio apresenta seus principais programas PANORAMA e VISTA em um mesmo espaço. O evento também terá programas especiais com curadoria, como o SOLO e MIRA, voltado para vídeo arte. A ArtRio acontece de 13 a 17 de setembro.

 

O programa SOLO tem a curadoria da norte-americana Kelly Taxter, curadora assistente do Jewish Museum de Nova Iorque. O programa tem cerca de 20 obras e trata o questionamento sobre a liberdade da cultura pop na arte contemporânea frente a diversidade das expressões culturais no mundo globalizado. Kelly foi indicada pela publicação ArtNet como uma das 25 mulheres atuando em curadoria que mais se destacam no mercado global.

 

A ArtRio terá este ano um projeto totalmente dedicado a vídeo arte. Será a primeira edição do MIRA, realizado em parceria com a Fundação Iberê Camargo. Bernardo José de Souza, curador residente da Fundação, vai assinar também a curadoria do MIRA.

 

A mostra INTERVENÇÕES Bradesco ArtRio, que acontece entre 12 e 17 de setembro, acontece esse ano nos jardins do Museu de Arte Moderna – MAM. Os curadores serão Fernando Cocchiarale e Fernanda Lopes. A ideia é ter obras de 10 artistas expostas.

 

Além da programação na feira, incluindo ciclo de palestras e visitas guiadas, a ArtRio terá na semana do evento uma extensa programação paralela, possibilitando uma agenda completa de arte. Nos dias 11 e 12 de setembro, segunda e terça-feira, acontecerá o CIGA – Circuito Integrado de Galerias de Arte, quando as principais galerias da cidade terão programação especial como vernissages, encontros com artistas e debates.

 

A ArtRio é apresentada pelo Bradesco, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. O evento tem patrocínio da CIELO e Stella Artois, apoio das marcas Minalba e IRB Brasil RE e apoio institucional da Estácio, Klabin e High End.

 

ArtRio 2017
Data: 14 a 17 de setembro (quinta a domingo)
Horários: Dias 14 e 15 (quinta e sexta),  14h às 21h
Dia 16 (sábado), 14h às 21h
Dia 17 (domingo),  14h às 19h
Ingressos: R$ 40 | R$ 20
Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória

Texto: release editado pela Revista 3S | Imagem: divulgação