Por Assessoria / R3S

A Sala Carlos Couto apresenta, no dia 07 de julho, às 18 horas, a exposição Virtual “Interfaces Realismo Abstrato”, do artista CHA. Conhecido por seus quadros muito coloridos e intensos, o artista tem como tema principal de suas artes rostos de celebridades de hoje ou de sempre. O publico poderá conhecer e acompanhar a exposição através do instagram @salacarloscouto.

COR, INTENSIDADE E ENERGIA COMO ARTE.

Fernando Pessoa, considerado o maior poeta do séc. XX definiu arte como a descrição de como as coisas são sentidas, como se sente que elas são. Se conhecesse, CHA – apelando-se para uma licença poética – teria ainda mais certeza do que escreveu. Porque faz arte como sente as coisas, como as vê e vive, através de seu Realismo Abstrato. Pode-se definir esta técnica como a significação da cor, da energia, do movimento – meios que traduzem a realidade em um impulso momentâneo e sem reflexão consciente no ato da criação da tela.

“CHA” (1961) nasceu e mora na cidade de Niterói – RJ. Homem moderno, acostumado às demandas do cotidiano, sua percepção de mundo exacerbou ao trabalhar arte como terapia no enfrentamento a um câncer, já extirpado. Terapia transformada em forma de expressão, descobriu seu jeito de traduzir aquilo que o cerca. Para ele tudo é dinâmico, policromático, chamativo, até exagerado, como a hipermodernidade determina e ele a vivência. No seu mundo, as pessoas são grandes como a vida. Logo, em seus quadros CHA pinta rostos de celebridades de hoje ou de sempre como tema principal, pois o ser humano é grande. Produção artística não é ciência, lógica, racional ou explicada pela objetividade. Principalmente arte contemporânea que navega entre objetos de arte e os funcionais. Aqui, CHA, conscientemente, opta por retratar a realidade como esta se revela a ele. E nada mais revelador que o rosto das pessoas. Por ele, elas se expressam, espelham sua alma, sua vida, vivem e existem.

Nas obras de CHA, reconhecem-se influências impressionistas e da pop art, onde as características do seu Realismo Abstrato estão totalmente impressas, conferindo uma proposta atual e vibrante. Seu estilo espontâneo e natural revela um artista intenso, que, como disse Fernando Pessoa, sente as coisas como elas são.

*Escrito por Henrique Morici, jornalista, publicitário e crítico de artes.

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO “INTERFACES REALISMO ABSTRATO”

Data: 07 de julho

Horário: 18 horas

Local de visualização: instagram @salacarloscouto