Formato presencial foi confirmado e seguirá normas de segurança das autoridades de saúde

Por Jairo Sanguiné

O Festival Varilux do Cinema Francês sempre foi sucesso no Brasil desde que foi criado, em 2008, com exibição, em cinemas do Brasil, dos novos sucessos do cinema francês acompanhados de um clássico. Tradicionalmente o festival ocorre em junho, mas este ano, devido à pandemia, teve de ser adiado, e já tem nova data confirmada: de 19 de novembro a 3 de dezembro.  Ao anunciar a data, Emmanuelle e Christian Boudier, curadores e diretores do evento, adiantam que serão respeitados todos os protocolos recomendados pelas autoridades de saúde para oferecer segurança ao público e aos envolvidos no evento.

A organização do Festival divulgou, esta semana, um vídeo com cenas de alguns dos 18 longas de ficção com gêneros de comédia, drama e animação, que participarão da mostra. Com trilha sonora do clássico “Acossado”, obra de estreia de Jean-Luc Godard e que completa 60 anos em 2020, o vídeo exibe cenas de produções como “A Boa Esposa”, de Martin Provost, estrelado pela atriz Juliette Binoche; “A Garota da Pulseira”, de Stéphane Demoustier; “Apagar o Histórico”, sob direção de Gustave Kervern e Benoît Delépin; “Belle Epoque”, de Nicolas Bedos; “DNA”, de Maïwenn; “Donas da Bola”, de Mohamed Hamidi; “Gagarine”, de Fanny Liatard, Jérémy Trouilh; “Mais que Especiais”, de Eric Toledano e Olivier Nakache. Destaque também para os filmes: “Meu Primo”, dirigido por Jan Kounen; “Minhas férias com Patrick”, de Caroline Vignal; “Notre Dame”, de Valérie Donzelli ; “O Sal das Lágrimas”, de Philippe Garrel; “Persona Non Grata”, direção de Roschdy Zem; “Slalom”, de Charlène Favier; “Sou Francês e Preto”, de de Jean-Pascal Zadi e John Wax; “Verão de 85”, de François Ozon; “A famosa invasão dos ursos na Sicília”, de Lorenzo Mattotti e “O Capital no século XXI”, documentário dirigido por Justin Pemberton e Thomas Piketty.

Assista aqui o vídeo de divulgação do Festival:

Edição de 2019 teve quase 200 mil espectadores

“Queremos apostar na melhoria da situação, e estar presentes para o público que ficou com tanta saudade de ver filmes no telão”, apontam Emmanuelle e Christian. “Mediante protocolos rigorosos de segurança, o público conseguirá entrar num cinema com confiança. Achamos importante, nesse momento tão delicado, ajudar os cinemas, que sempre foram parceiros maravilhosos do festival Varilux e que vão precisar de conteúdo de qualidade para conquistar novamente o público no momento da reabertura. Faz 10 anos que o festival vem crescendo a cada edição, chegando a quase 200 mil espectadores em 2019, portanto é importante que estejamos presentes para esse público que ama o cinema francês.”

A mostra deste ano estará presente em 120 cinemas de 86 cidades brasileiras . As datas serão mais flexíveis dessa vez: a partir de 19 de novembro, os cinemas terão a opção de programar o festival em datas diferentes – até o final de fevereiro de 2021 – para se adaptar a eventuais situações sanitárias locais. O importante é que os filmes cheguem ao público em todo Brasil.

Flexibilidade será de fato a palavra chave para a edição 2020. A definição do formato e das modalidades de exibição dos filmes ocorrerá em datas próximas à realização do evento: cinemas, projeções ao ar livre, drive-in, todas as possibilidades estão sendo analisadas. Em um cenário alternativo, parte da programação seria transferida para uma plataforma digital.