A cantora e violonista lança no Blue Note Rio  1º single da sua “Volta ao Mundo em 80 Artistas”, que agora ganhará disco

Por Jairo Sanguiné (*)

Consolidada em uma carreira internacional de mais de 26 anos e 14 álbuns gravados, a cantora, compositora e violonista virtuose Badi Assad estreou na literatura no ano passado com “Volta ao Mundo em 80 Artistas”, livro em que passeia pela obra de 80 artistas da África, das Américas, Europa, Ásia e Oceania. Nomes de gerações e estilos variados, como Amina Annabi (Tunísia), Alt-J (Inglaterra), Lorde (Nova Zelândia), Kodo (Japão), Hozier (Irlanda), Angelique Kidjo (Benin), Björk (Islândia) e Camila Moreno (Chile). Entre os brasileiros: Elza Soares, Lenine, Bethânia e Gal Costa, Ney Matogrosso, Liniker, Egberto Gismonti, Filipe Catto e Inezita Barroso.

O que era livro virou show e agora o show vai virar  CD. Na próxima sexta, 31, ela apresesenta o show no Blue Note RJ em preparação ao disco que chegará para completar o trio “livro-show-álbum”, com lançamento do 1º single: Zoar, parceria de Badi com Chico César. O single será lançado na mesma sexta-feira em todas as plataformas digitais.

No repertório do show, músicas de estilos, etnias e idiomas diversos e algumas das histórias do livro sobre artistas da música de distintas partes do mundo, inclusive as que ela mesmo vivenciou nas tantas viagens realizadas em mais de 28 anos de carreira internacional. A direção geral do espetáculo original é de Xarlô e o figurino de Karla Pessoa.

Em entrevista exclusiva à REVISTA 3SINAIS, Badi afirma que no palco do Blue Note o público verá umamulher que “vive por sua arte e se alimenta dela; uma artista que acredita em se renovar todo o tempo; uma pessoa que não tem medo de enfrentar desafios e superá-los; uma mãe que aprende diariamente a equilibrar a distância entre os palcos do mundo e sua filha pré-adolescente; uma capricorniana que não tem preguiça de trabalhar; um ser humano em busca constante de se entender e continuar no processo de sua própria evolução e, por fim, uma cantautora/violonista que vai levar ao blue note seu mais recente trabalho: um show baseado no primeiro livro, trazendo histórias vividas por suas andanças, parcerias com músicos daqui e de acolá, suas influências e experiências profundas…” . (Leia amanhã a entrevista completa aqui no site da revista).

O disco Volta ao Mundo em 80 Artistas trará parte das canções apresentadas no show. O primeiro single que será lançado no show do Rio foi especialmente escolhido para apresentar a chegada deste álbum, já que a música foi composta em parceria com Chico César, responsável pelo prefácio do livro.

Zoar foi regravada por Badi em formato solo, com masterização, mixagem e lançamento digital pela gravadora YB. A canção também está presente em Wonderland (disco de 2006,  pela gravadora alemã Deutsche Grammophon), mas com participação de banda.

Tanto em seus discos como nos shows, Badi tem enorme prazer em experimentações vocais e de percussão, e as incorpora em suas performances artísticas, com uma forma própria de misturar voz, violão e percussão. Com enorme reconhecimento internacional, Badi é considerada pela imprensa norte-americana como uma das melhores artistas oriundas do Brasil. Por isso carinhosamente recebeu o apelido de onewomanband.

LIVRO

O prefácio do livro “Volta ao mundo em 80 artista”, é do seu parceiro Chico César, é ele quem anuncia que este livro carrega algo mais do que música, há nele ainda afeto, humanidade e faíscas da alma do mundo em sua porção feita de som. Badi Assad convida para uma volta ao mundo por 80 músicos de todos os continentes e por onde suas andanças com a própria música a levaram. “Não é exatamente sobre música, músicos ou musicistas esta volta ao mundo. É sobre a vida, ela mesma múltipla e diversa experiência”, avisa Chico.

Essa viagem literária começou quando Badi foi convidada a escrever sua própria coluna musical para o blog e revista impressa da TOP Magazine. Foram dois anos dedicados à pesquisa e ao olhar cuidadoso sobre obras diversas. Quando a ideia do livro surgiu, ela percebeu que poderia entrelaçar um pouco da própria experiência acumulada ao longo destes mais de 26 anos de carreira na música. Badi cruzou tantas vezes o oceano e passou por inúmeros países, vivenciando culturas e estilos diferentes.

 

SERVIÇO

O QUE: Show Volta ao Mundo em 80 Artistas, com Badi Assad

QUANDO: Sexta, 31/5, 20h

ONDE: Blue Note Rio (Av. Borges de Medeiros, 1424 – Lagoa)

QUANTO: R$ 90,00 | INTEIRA  R$ 45,00 | MEIA

ATENÇÃO PARA AS INFORMAÇÕES ABAIXO:

Setor único: adotamos o modelo “first come, first served”. Assim, chegue cedo para garantir o seu lugar. Mesas marcadas apenas para Membros do Blue Note Rio Club pelo canal de relacionamentos.
Horários de entrada e saída do Club conforme padrão internacional do Blue Note:
Primeiro set: abertura do clube às 19h. Após o término, o público deverá deixar o salão em até 30 minutos. A permanência no club seguirá o tempo de fechamento da casa a cada noite.

Bilheteria: (21) 3799-2500.

(*) Com Assessoria