Geraldo Carneiro, poeta, é o convidado da primeira edição no Espaço Afluentes, Centro do Rio

Por Jairo Sanguiné

Estante do Poeta, projeto literário criado pelo agitador cultural e poeta Paulo Sabino, vai ajudar a satisfazer a curiosidade dos amantes da leitura e fazê-los conhecer o que há na “estante do poeta”, ou seja, saber o que ele lê e o inspira a produzir poesia, a fim de mostrar a gênese, a origem, da sua criação literária.

A estreia de A Estante do Poeta será dia 21 de maio, e o primeiro convidado é o poeta, dramaturgo e membro da Academia Brasileira de Letras Geraldo Carneiro. Neste encontro, serão apresentados poemas lidos pelo convidado – porque todo poeta, antes, é um grande leitor de poesia – que influenciaram na produção da sua obra.

O projeto será realizado em um local novo, que iniciou suas atividades neste mês de maio e tem a Poesia no DNA, o Espaço Afluentes, idealizado e administrado pela poeta Claudia Roquette-Pinto e sua irmã, Mariana Roquette-Pinto. “Eu já tinha um esboço do projeto, que, a princípio, pensei para um outro lugar, mas não aconteceu, então eu engavetei a ideia”, conta Sabino. “Depois da homenagem prestada à poeta Claudia Roquette-Pinto, na Ocupação Poética, que é um outro projeto meu, ela e a sua irmã, Mariana, me convidaram a conhecer o Espaço Afluentes e montar um projeto de poesia. Foi a hora de desengavetar a ideia e formatar ‘A Estante do Poeta'”, diz o idealizador.

O ANFITRIÃO

Sobre Paulo Sabino: Poeta, escritor, e entusiasta da poesia e da prosa poética, desde 2009 mantém o site literário PROSA EM POEMA (https://prosaempoema.com/). O site é um dos mais lidos da área, com mais de 100 mil visitantes individuais a partir de 2016, onde regularmente Paulo se dedica a selecionar e analisar as mais belas obras de autores nacionais e estrangeiros, de todas as gerações e estilos. O site literário é acompanhado pelos supracitados poetas e também por muitos outros importantes nomes como Nelson Ascher, Nélida Piñon, Francisco Bosco, Carlos Rennó, Fabiano Calixto, Péricles Cavalcanti e Carlito Azevedo, só para citarmos alguns. Além do projeto de Ocupação Poética do Teatro Cândido Mendes de Ipanema, Paulo Sabino organizou e promoveu, ao longo de 2017, o projeto SOMOS TROPICÁLIA, junto com o jornalista Rafael Millon, no Gabinete de Leitura Guilherme Araújo, homenagem aos 50 anos do movimento tropicalista, e também organiza e promove o Sarau do Largo das Neves, no bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro, toda terceira quinta-feira de cada mês. Lançou, neste 2018, o seu livro de estreia na poesia, intitulado Um para dentro todo exterior, na FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), com textos de apresentação de Antonio Carlos Secchin, Nélida Piñon, Salgado Maranhão e Antonio Cicero. Atualmente participa do programa LáDóSiLar, comandado pela pianista, cantora e compositora Maíra Freitas, fazendo a seleção e leitura de poemas que são apresentados durante as temporadas do programa.

O PRIMEIRO CONVIDADO

Geraldo Carneiro, o convidado para esta 1ª edição, além de uma vasta produção poético-literária, é também dramaturgo, roteirista para cinema e televisão, letrista e o grande tradutor, no Brasil, do também poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare. Geraldo Carneiro é membro da Academia Brasileira de Letras – ABL – desde 2017. O encontro entre o acadêmico e Paulo Sabino, promete um bate-papo descontraído. E o próximo poeta já confirmado será o também imortal, Antonio Cícero.

 

SERVIÇO

O QUE: A Estante do Poeta – 1a edição, com Paulo Sabino

CONVIDADO: Geraldo Carneiro

QUANDO: 21/05 (terça-feira), 18h30

ONDE: Espaço Afluentes – Avenida Rio Branco, 181, 19º andar, sala 1905 – Centro

QUANTO: Entrada franca

Inscrições pelo e-mail: contato@espacoafluentes.com.br ou pelo telefone: (21) 3529-0001

Classificação: 14 anos