Quatro, dos nove filmes de ficção da mostra competitiva deste ano tem mulheres na direção

Quatro filmes dirigidos ou codirigidos por mulheres estão entre os nove títulos de ficção que integram a principal mostra competitiva do Festival do Rio. No ano passado, mulheres dirigiram sete dos noves longas. As ficções dirigidas por mulheres que competem na Première Brasil 2018 são A Sombra do Pai, de Gabriela Amaral Almeida; Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos, de Renée Nader Messora e João Salaviza; Deslembro, de Flavia Castro; e Domingo, de Clara Linhart e Fellipe Barbosa.

Na competição de documentários, as mulheres são maioria, tendo dirigido quatro dos seis selecionados. São eles: Clementina, de Ana Rieper; Eleições, de Ana Riff; Gilda Brasileiro – Contra o Esquecimento, de Viola Scheuerer e Roberto Manhães Reis; e Torre das Donzelas, de Susanna Lira.

O Festival do Rio ocorre de 1 a 11 de novembro. Veja os filmes dirigidos por mulheres que já foram anunciados:

Mostra competitiva – ficção

A Sombra do Pai, de Gabriela Amaral Almeida

Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos, de Renée Nader Messora e João Salaviza

Deslembro, de Flavia Castro

Domingo, de Clara Linhart e Fellipe Barbosa

 

Mostra competitiva – documentário

Clementina, de Ana Rieper

Eleições, de Ana Riff

Gilda Brasileiro – Contra o Esquecimento, de Viola Scheuerer e Roberto Manhães Reis

Torre das Donzelas, de Susanna Lira

 

Competição Novos Rumos

El Último País, de Gretel Marín Palacio

Ilha, de Glenda Nicácio e Ary Rosa

Mormaço, de Marina Meliande

 

Competição principal – curtas

À Tona, de Daniella Cronemberger

Gopi, de Viviane D’Avilla e Paulo Dimantas

Nomes que Importam, de Muriel Alves e Angela Donini

O Órfão, de Carolina Markowicz

Princesa Morta do Jacuí, de Marcela Ilha Bordin

 

Competição Novos Rumos – curtas

Cadelas, de Rita Toledo

Jéssika, de Galba Gogóia

Sempre Verei Cores no seu Cinza, de Anabela Roque

 

Hors Concours – ficção

Los Silencios, de Beatriz Seigner

Sequestro Relâmpago, de Tata Amaral

Sueño Florianópolis, de Ana Katz

 

Hors Concours – documentário

Amazônia, o Despertar da Florestania, de Christiane Torloni e Miguel Przewodowski

 

Retratos

Angel Viana – Voando Com os Pés no Chão, de Cristina Leal

Carvana, de Lulu Corrêa

Filme Ensaio, de Maria Flor

Marcia Haydée, de Daniela Kallmann

Paulo Casé, de Paula Fiuza

Zuza Homem de Jazz, de Janaina Dalri

 

Première Latina

Família Submersa, de María Alché

La Cama, de Mónica Lairana

Tarde Para Morir Joven, de Dominga Sotomayor