Gosta de cinema? Curte poesia? O americano Jim Jarmusch junta essas duas artes e joga na tela um filme encantador, singelo, sensível, arrebatador. Paterson (Adam Driver Madness) é um pacato motorista de ônibus da cidade que tem seu mesmo nome e escreve poemas. Ele não usa celular, mora com a namorada (Golshifteh Farahani) e um cachorro e é a rotina dessa família no período de uma semana que Jarmusch narra a partir de um roteiro bastante criativo e inteligente.

Assim como o protagonista, outros personagens banais vão aparecendo ao longo do filme, completando o ambiente ao mesmo tempo singelo e poético do longa, como o sujeito que perde a namorada e, no bar frequentado diariamente pelos mesmos clientes, tenta se matar com uma arma de brinquedo, ou o funcionário da empresa de ônibus onde Paterson trabalha, que tem várias desgraças familiares para contar diariamente ao colega.

E assim o filme segue, sem reviravoltas e sem um final apoteótico. Aliás, o final é tão singelo quanto todo o filme, no qual a poesia complementa o tom de sensibilidade que uma rotina absolutamente banal pode, sim, ter.

Paterson
Direção: Jim Jarmusch
Elenco: Adam Driver, Golshifteh Farahani
Gênero: Drama, Comédia
Origem: EUA, 2016

Texto: Jairo Sanguiné
Imagem: Divulgação